Chegou o ‘Janeiro Dourado’

Chegou o ‘Janeiro Dourado’

‘Janeiro Dourado’ incentiva prática do esporte

AMMG ilumina sede para chamar atenção sobre a importância da atividade física como meta para o ano inteiro

 

Durante o mês de janeiro, a Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), em parceria com a Sociedade Mineira de Medicina do Exercício e do Esporte (Smexe), ilumina sua sede e chama a atenção sobre a relevância da prática esportiva durante o ano inteiro com a campanha ‘Janeiro Dourado’. Especialistas em medicina esportiva incentivam a prática de exercício físico além da promoção de hábitos de vida saudáveis como alimentação e hidratação adequados, sono regular, lazer, cuidados com a saúde mental, não fumar e evitar o consumo de álcool.

 

Para a presidente da Smexe, Flávia Costa Oliveira Magalhães, o início do ano é sempre tempo de renovar as energias, rever os propósitos e fazer novas promessas, entre elas começar alguma atividade física. “Quando falamos de saúde é fundamental pensarmos na prática esportiva como um dos principais pilares dessa meta.” Ela destaca a necessidade da avaliação feita por médico capacitado antes do início de um programa de exercícios. “A campanha reforça que se exercitar regularmente reduz os riscos de doenças cardiovasculares, metabólicas como diabetes, diversos tipos de cânceres, auxilia na redução de peso, além de melhorar a saúde óssea e a imunidade”, completa.

 

De maneira geral, praticar esporte é um plano de saúde vitalício, pois uma série de enfermidades podem ser evitadas ou tratadas com o exercício físico. A constância com as atividades físicas pode controlar também o ganho de peso afastando a obesidade que hoje atinge 22% da população brasileira. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2021, revelam que cerca de 47% dos brasileiros são sedentários. Entre os jovens o número é maior e ainda mais alarmante: 84%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais sedentário da América Latina e ocupa a quinta posição no ranking mundial.

 

Magalhães explica que essa estatística mostra o quanto as campanhas são importantes para incentivar a prática segura de exercícios físicos. “O acompanhamento do médico do esporte periodicamente deve ser um aliado ao indivíduo de forma geral, seja o amador ou de alto rendimento, agindo na prevenção de lesões, de eventos graves como a morte súbita e na melhora da performance, repercutindo de forma positiva para a saúde.” Cuide da sua saúde, o ‘Janeiro Dourado’ deve ser lembrado o ano todo.