Ação em Shopping da capital

Ação em Shopping da capital

 

Campanha em Shopping de BH alerta para os problemas na tireoide

 

Glândula pode ser acometida por diversas doenças. Atenção aos sintomas!

 

ATIVIDADE

Campanha no Shopping
Data: 26 de maio
Horário: 12h às 17h
Local: Bolulevard Shopping, segundo piso
Ação: Distribuição de folhetos informativos, orientações e palpação do pescoço para a indicação de possíveis alterações.

 

No dia 25 de maio é celebrado o Dia Internacional da Tireoide. A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Minas Gerais (Sbem MG) realiza, na última semana do mês, diversas atividades. Dia 26, endocrinologistas realizam uma campanha no Shopping Boulervard (segundo piso), de 12h às 17h, com a distribuição de folhetos informativos e orientações sobre como suspeitar que algo pode indicar uma doença na glândula. Durante todo este período, o público acompanhará dicas interessantes e cuidados com a saúde da tireoide nas redes sociais da Sbem MG.

A tireoide é uma glândula que regula a função de órgãos importantes como o coração, o cérebro, o fígado e os rins. Ela produz os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Dessa forma, garante o equilíbrio do organismo. A glândula possui forma de borboleta (com dois lobos) e se localiza na parte anterior do pescoço, logo abaixo do Pomo de Adão.

 

PARA QUE O ÓRGÃO SERVE

A presidente da Sbem MG, Flávia Maia, explica que o órgão atua diretamente no crescimento e desenvolvimento de crianças e de adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, nos batimentos cardíacos e funcionamento intestinal, na memória, na concentração, no humor e no controle emocional. “Quando ela não funciona corretamente, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente, provocando o hipotireoidismo ou, em excesso, o hipertiroidismo. Nos dois casos, o volume da glândula aumenta, o que é conhecido como bócio. Alguns pacientes podem apresentar nódulos ou caroços na tireoide. Em geral são benignos, mas em torno de 5% dos nódulos encontrados na tireoide podem ser malignos. Esses problemas podem ocorrer em qualquer etapa da vida e são simples de se diagnosticar e tratar.”

Maia explica que, no hipotiroidismo há baixa ou nenhuma produção de hormônios, ocasionando a desaceleração do metabolismo e tudo funciona lentamente. Os principais sintomas são: diminuição da frequência cardíaca, diminuição do apetite, prisão de ventre, reflexos vagarosos, diminuição da libido e sonolência. Já no hipertiroidismo, a tireoide produz mais hormônios do que o organismo precisa. Os principais sintomas são: aumento da frequência cardíaca, taquicardia, sudorese abundante, perda de peso, tremores, insônia, nervosismo e olhos saltados. Ambos têm tratamento e, na maioria das vezes, são usados medicamentos que regulam a produção dos hormônios da tireoide. Em alguns casos é preciso a cirurgia de retirada da glândula.

A especialista ainda explica que há outros tipos de doenças ligadas ao órgão, como o bócio (aumento do tamanho da glândula com a presença ou não de nódulos) e o câncer de tireoide. Nas fases iniciais do câncer, geralmente, passa despercebido por ser um nódulo muito pequeno. Mas com o seu crescimento, ele se torna palpável e pode ser detectado, devendo ser realizado o exame físico pelo médico. Em geral, o tratamento em estágios iniciais envolve a cirurgia para retirada da glândula e leva à cura na maioria dos casos. Em estágios avançados, podem ocorrer aumento de gânglios linfáticos, tosse persistente, rouquidão e dificuldade para engolir. “Se você estiver com algum desconforto na região do pescoço ou com algum sintoma, procure um endocrinologista. Os exames, hoje em dia, são bem acessíveis e os tratamentos de fácil acesso.”

Sabia mais sobre Mitos e verdades no site da Sociedade Brasileira de Endocrinologia (Sbem): https://www.tireoide.org.br/para-o-publico/mitos-e-verdades-sobre-o-disturbios-da-tireoide/