Dia: 20/03/2025

AMMG em dia

Comunicado Oficial

Entidades médicas mineiras: AMM, CRM-MG, AMMG e Sinmed-MG alertam sobre os riscos da norma que autoriza prescrição de medicamentos por profissionais não médicos As entidades médicas mineiras Academia Mineira de Medicina (AMM), Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG) e Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG) que integram juntas o Conselho Superior das Entidades Médicas de Minas Gerais (Cosemmg) , manifestam alerta e preocupação com a Resolução CFF 5/2025, publicada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) que autoriza farmacêuticos a prescreverem medicamentos, incluindo aqueles que exigem receita médica, e a renovar prescrições. Entendemos que tal norma ética é ilegal, pois desrespeita gravemente a Lei nº 12.842/2013, também conhecida como Lei do Ato Médico. Isso porque, como é determinado nesta Lei Federal, a prescrição de medicamentos é uma atividade privativa dos médicos, que são os profissionais devidamente capacitados para avaliar o quadro clínico do paciente, interpretar exames e definir a conduta terapêutica mais segura e eficaz. E, do mesmo modo, por ser o Conselho Federal de Medicina (CFM) o órgão competente por regular o Ato Médico, na Resolução CFM nº 2.416/2024, regulamenta quais são os atos privativos dos médicos. Dentre os atos privativos da Medicina regulamentados pelo CFM está, em estrita obediência à Lei do Ato Médico, a prescrição de especialidades farmacêuticas, nutracêuticas, imunobiológicos, quimioterápicos, agentes esfoliantes e dermatoabrasivos, a toxina botulínica, bioestimuladores, preenchedores, fios de sustentação e quaisquer dispositivos médicos implantáveis, além das que possam surgir fruto do desenvolvimento científico. Ao permitir que farmacêuticos assumam essa função, coloca-se em risco à incolumidade dos pacientes, expondo-os a diagnósticos errôneos, a interações medicamentosas inadequadas e até mesmo ao agravamento de patologias não identificadas corretamente. Além disso, a formação dos farmacêuticos, por mais relevante que seja para o acompanhamento e orientação quanto ao ao uso de medicamentos, não contempla os conhecimentos necessários para o diagnóstico nosológico e a prescrição de tratamentos. Ressaltamos também que, mesmo com o exame clínico, muitas vezes é necessária a solicitação de exames complementares para que a prescrição possa ser feita após um diagnóstico adequado, que somente é realizado por profissionais médicos. As entidades médicas acima destacam seu comprometimento com a ética médica, a legalidade e a saúde e integridade dos pacientes, não admitindo iniciativas que coloquem em risco a integridade do exercício profissional da Medicina e da assistência à saúde da população. Academia Mineira de Medicina – AMMAssociação Médica de Minas Gerais – AMMGConselho Regional de Medicina de Minas Gerais – CRM-MGSindicato dos Médicos de Minas Gerais- Sinmed-MG

Leia mais »
Notícias Filiadas

Urezoma Juiz de Fora

Acontece no dia 29 de março, a 518º Urezoma em Juiz de Fora. uma parceria com a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora (SMCJF), a Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), o Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM MG) e Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed MG). Na programação serão apresentadas palestras sobre temas como ‘Terminalidade’, ‘Gestão de consultório, desafios e oportunidades’, ‘A escalada da judicialização: preocupações e caminhos para a prevenção’, ‘Saúde mental: aspectos neurobiológicos no eixo cardiometabólico’, ’Aspecto psicossociais, atualização’. O presidente da AMMG, Fábio Augusto de Castro Guerra, participa do encontro com a palestra sobre ‘PublicidadeMédica’. Participam do debate sobre ‘Cenário das entidades médicas’, o presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM MG), Ricardo Hernane L. Gonçalves de Oliveira; o presidente do Sindicado dos Médicos de Juiz de Fora, Gilson Salomão Júnior, o presidente da SMCJF, Luiz Antônio Avelar e o presidente da Urezoma, Delano Carlos Carneiro. Como moderadores, os médicos José Dondici Filho e Rosângela Maria de Almeida. Na ocasião, os participantes ainda terão a apresentação do programa do próximo Congresso Mineiro da História da Medicina e do II Congresso da História da Medicina de Juiz de Fora.

Leia mais »
AMMG em dia

Novidades na prevenção

✅ A presidente da Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital e Colposcopia – Capítulo Minas Gerais (ABPTGIC/MG), Adriana de Souza Lucena, fala sobre a mudanças no método de rastreamento para prevenção do câncer uterino. ✅ O tema também integra a programação da Colpominas 2025, que acontece dias 28 e 29 de março, na sede da AMMG. Veja mais a programação: https://colpominas.com.br/ 🗣️ Ouça aqui!

Leia mais »