Como toda grande metrópole, Belo Horizonte cresce a cada dia e se depara com questões ligadas à mobilidade urbana, saúde, educação, entre outras. Para apontar soluções que acompanhem esse crescimento, o vice-prefeito da capital mineira e secretário municipal do meio ambiente, Délio Malheiros, abriu a primeira edição do ano do projeto ‘Terça Cultural’, no dia 22 de março, na sede da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG).
De acordo com Malheiros, a administração municipal participou de um extenso workshop para levantar os problemas de Belo Horizonte, culminando no planejamento estratégico, iniciado em 2015 e com o prazo de conclusão em 2030. “Estamos melhorando uma cidade que foi feita para as pessoas. Queremos que a população se sinta acolhida e com o sentimento de que pertence a este município.” O vice-prefeito relatou que o ‘pertencimento’ ficará claro quando, por exemplo, perceberem que há menos carros rodando e mais opções de transporte público de qualidade: “BH foi feita pra gente e não para carros”.
Ele salientou que o período de 15 anos é totalmente possível para a realização do planejamento estratégico, além de ser um marco para Belo Horizonte. “É importante ressaltar que tudo integra a Lei Orgânica do Município e, portanto, os próximos governos terão o compromisso de manter as propostas”, reiterou. “Em 2030 teremos 100% dos espaços urbanos ocupados. Com a mudança de paradigmas e da cultura por parte da população, teremos apoio para alcançarmos as metas. É preciso ter consciência cívica, sem partidarismo”, concluiu Malheiros.
O projeto ‘Terça Cultural’ é uma iniciativa da diretoria científica da AMMG. Informações: tercacultural@ammg.org.br ou pelo telefone (31) 3247 1619.