login
Primeiro acesso? Clique aqui

Este site foi desenvolvido com tecnologias avançadas para
lhe proporcionar uma experiência incrível.
Infelizmente, este navegador não é suportado

Sugerimos que você use o
Google Chrome para melhores resultados.

‘Terça Cultural’ aborda suicídio

‘Terça Cultural’ aborda suicídio

Data: 13 de setembro

Horário: 19h30

Local: Teatro Oromar Moreira, sede da Associação Médica de Minas Gerais (Avenida João Pinheiro, 161, Centro – Belo Horizonte)

Entrada gratuita. Inscrições e informações: (31) 3247 1619 ou tercacultural@ammgmail.org.br

Com o premiado documentário brasileiro ‘Elena’ (2012), a edição do projeto ‘Terça Cultural’, do dia 13 de setembro, aborda o suicídio. Às 19h30, no Teatro Oromar Moreira, será exibida a história real de Petra Costa, diretora da trama, que refaz os passos da irmã caçula, Elena, que tirou a própria vida em 1990, nos Estados Unidos. Especialistas em psiquiatria conversarão com o público sobre o tema, os seus porquês, e como a abordagem dos médicos pode prevenir o que é considerado morte evitável.

O psiquiatra Frederico Garcia, membro da Associação Mineira de Psiquiatria (AMP), explica que a escolha do documentário se deu por ele mostrar, de maneira muito sensível, a vivência de uma família confrontada com a situação do suicídio de uma das filhas. “A narrativa alterna a visão da vítima, de sua irmã e de outros membros da família e pode nos ajudar na compreensão empática dos desafios vividos por eles”, avalia. “O objetivo é desestigmatizar a temática e permitir às famílias, que podem ser sentir envergonhadas ‘por não terem visto o que ia acontecer’, de falar e conversar sobre o tema.”

Garcia relata que, de acordo com ‘Elena’, mesmo muitos anos após a ocorrência do suicídio, a atitude da irmã de recontar e resignificar a história do ente perdido ajudou a compreender e suportar a perda e a falta dele. “Essa avaliação posterior, e na ausência do familiar perdido, acontece, em diversas ocasiões, na tentativa de entender o fato, de aliviar culpas, de conseguir processar o luto, muitas vezes vivido dentro de um contexto de impotência.”

Na pauta jornalística ainda é discutível se a publicação do assunto poderia aumentar o número de casos. Para Frederico Garcia, noticiar pode ser um problema, mas a maior questão é não falar sobre a epidemia considerada silenciosa. De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), todos os anos são registrados cerca de dez mil suicídios no Brasil e mais de um milhão em todo o mundo. “A imprensa pode conscientizar a população sobre o seu importante papel na prevenção do suicídio”, reflete.

O projeto ‘Terça Cultural’ é uma iniciativa da diretoria científica da AMMG. Mais informações: tercacultural@ammgmail.org.br ou pelo telefone (31) 3247 1619. Necessária Inscrição prévia.

X