login
Primeiro acesso? Clique aqui

Este site foi desenvolvido com tecnologias avançadas para
lhe proporcionar uma experiência incrível.
Infelizmente, este navegador não é suportado

Sugerimos que você use o
Google Chrome para melhores resultados.

Súbita rajada de vento

Paulo Apgáua expõe no Otto Cirne

 

De 25 de janeiro a 25 de fevereiro, o Espaço Cultural Otto Cirne recebe a mostra ‘Súbita rajada de vento’ com quadros de Paulo Apgáua. Nas técnicas acrílica e óleo sobre tela, obras figurativas revelam a sensibilidade do artista plástico ao produzir todo o trabalho durante o isolamento na pandemia do novo coronavírus.

 

“O desejo de quem esteve enclausurado, de quem quer se libertar de alguma maneira, tem conexão com o sentimento despertado com os acontecimentos causados pela Covid-19 e procurei trazer isto nas minhas imagens”, explica. Ele completa que ‘súbita’ é a pandemia, pois nos pegou de surpresa, e ‘rajada de vento’ é o vírus, o lugar imaterial que não podemos tocar e nem ver.

 

A trajetória de Apgáua nas artes o acompanha desde a infância na facilidade em esboçar desenhos e de se expressar. “Também tenho um histórico acadêmico que me levou a cursar Direito e a ter minha credencial da Ordem dos Advogados. No entanto, optei por uma segunda graduação na Escola Guignard e comecei a atuar com molduraria”, conta.

 

Com o estilo considerado contemporâneo figurativo, o artista, por meio de um empréstimo, alcançou voos mais altos inaugurando seu próprio ateliê, em 2016. Além de produzir molduras para quadros, ministra aulas de desenho e pintura, e comercializa suas obras e de outros artistas.

 

“A mão está sempre suja de tinta, mesmo sendo empresário, entre uma aula e outra estou sempre pintando”, afirma Paulo Apgáua, destacando que, como inspiração, “procura uma arte que possa aflorar o que existe dentro de cada de cada um nós, o que nos torna humanos”. Entre os artistas que admira e também o inspira estão o austríaco Gustav Klimt; o francês Yves Klein; a inglesa Jenny Saville; o brasileiro Cândido Portinari; e o alemão Lucian Freud.

 

Pela primeira expondo na Associação Médica de Minas Gerais, Apgáua tem raízes na medicina: “São muito médicos em minha família e estou feliz pela mostra”. Ele frisa que felicidade maior é aproximar as pessoas da arte. “Por vezes alguém diz que não entende sobre o tema. Mas não é sobre entender, é sobre sentir. Assim como um bom filme, uma boa música, arte é para chegar a todos.”

 

As obras da mostra ‘Súbita rajada de vento’ serão comercializadas e ficam expostas até 25 de fevereiro, de 8h às 21h, de segunda a sábado. O Espaço Cultural Otto Cirne está localizado no hall de entrada do Centro de Convenções e Eventos da AMMG e é destinado à exposição de obras de arte de autoria de associados e seus dependentes.

 

Médicos não associados e artistas não médicos podem utilizar o espaço, dependendo da disponibilidade na agenda. Interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação, pelo telefone (31) 3247 1608 ou e-mail comunicacao@ammg.org.br.