Médicos alertam para o câncer de próstata
Estimativa do Instituto Nacional do Câncer fala de 68.220 novos casos, em 2018, o tema será debatido no dia 23 de novembro.
Estimativas do Instituto Nacional do Câncer José de Alencar Silveira (Inca), haverá mais de 68.000 novos casos este ano no Brasil, enquanto nos Estados Unidos, é de 174.650 novos casos e 31.620 óbitos em 2019.
São Paulo estima-se cerca de 14.890 casos; seguindo por Rio de Janeiro, com 6.950; Minas Gerais, com 6.730 e Rio Grande do Sul, com 6.210.
Cerca de seis em cada dez casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos.
O tema será debatido no dia 23 de novembro, portanto, a partir das 8h30, durante a Reunião Multidisciplinar, no Cencon AMMG.
O encontro é uma iniciativa da diretoria científica da AMMG e tem como coordenação a Sociedade Brasileira de Urologia – Regional Minas Gerais (SBU MG).
Sociedade Mineira de Radiologia (SMR)
Sociedade Mineira de Cancerologia
Departamento de Patologia Clínica da AMMG.
‘Estratificação de risco do câncer de próstata localizado: quais são as novidades e adaptações à realidade brasileira’
‘Câncer de próstata de baixo risco e alto risco’
‘O acesso às novas tecnologias de imagem, cirurgia e medicamentos’
Discussão de casos clínicos imaginológicos
De acordo com o presidente da SBU MG, Pedro Romanelli, este é o segundo câncer mais frequente entre os homens após os tumores de pele (não- melanoma).
No Brasil acontece ainda um diagnóstico de câncer de próstata a cada sete minutos, sendo um óbito a cada 40 minutos.
“Os dados são preocupantes, pois 25 % dos portadores morrem devido a doença e 20% dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados.”
“Quando os sintomas começam a aparecer, 95% dos casos já estão em fase adiantada. Apesar de não ser possível prevenir a doença, podemos diagnosticá-la precocemente, sendo então as chances de cura em torno de 90%.”
Uma boa notícia, segundo os especialistas, é que a evolução das técnicas cirúrgicas e da radioterapia proporciona, sobretudo, melhores resultados, com a menor taxa de complicações.
Nos últimos anos foram, portanto, observados ainda vários avanços em relação a um diagnóstico com mais acurácia, principalmente, com a ressonância magnética.
O aumento do uso da vigilância ativa em tumores menos agressivos também representa um grande passo.
Para o diretor científico da AMMG, Agnaldo Soares Lima, todos envolvidos com a doença tem, portanto, o papel determinante na conscientização da população quanto à importância do diagnóstico precoce.
O papel também é importante na identificação daqueles com menor ou maior risco de desenvolver a doença e de portar a forma mais agressiva, para melhor estratificação do rastreamento e tratamento.
As inscrições são limitadas e abertas a médicos, residentes e estudantes de medicina.
O projeto ‘Reuniões Multidisciplinares’ é uma promoção da diretoria científica da AMMG. Acesse o site www.ammg.org.br e faça a sua inscrição. Mais informações: (31) 3247 1619 ou seaci@ammgmail.org.br
Reunião Multidisciplinar: Câncer de Próstata
Data: 23 de novembro
Horário: 8h30
Local: Associação Médica de Minas Gerais, Avenida João Pinheiro 161, Centro, BH/MG.
Público alvo: Médicos, residentes e estudantes de medicina.
Inscrições: em breve