login
Primeiro acesso? Clique aqui

Este site foi desenvolvido com tecnologias avançadas para
lhe proporcionar uma experiência incrível.
Infelizmente, este navegador não é suportado

Sugerimos que você use o
Google Chrome para melhores resultados.

Mutirão de cirurgia de catarata e pterígio é suspenso

Para garantir a segurança da população, a Sociedade Mineira de Oftalmologia (SMO) e o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) atuaram para que o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais decidisse pela imediata suspensão dos atendimentos oftalmológicos denominados ‘mutirão de cirurgia de catarata e pterígio’, nos municípios de Minas Gerais.

A iniciativa busca impedir a má prática da medicina que pode resultar em problemas graves na visão dos pacientes. “Não é possível a realização de atendimentos oftalmológicos sem o devido preparo e sem o  risco cirúrgico adequado no pré-operatório, colocando em risco a saúde das pessoas, e ainda sem o devido acompanhamento no pós-operatório”, afirma o vice-presidente da SMO, Luiz Carlos Molinari.

O especialista esclarece que eram realizados, inclusive, procedimentos cirúrgicos, sem a devida autorização e qualificação profissional. “Além do custo do atendimento, o paciente não recebia nota fiscal e era obrigado a efetuar o pagamento em cheque, um absurdo. Há casos anteriores a estes, em outro estado, em que 22 pessoas tiveram endoftalmite, inflamação causada por uma bactéria, e ao menos 18 ficaram cegos. Não queremos que isto se repita”, afirma.

Molinari orienta que antes de se submeter a qualquer procedimento, é necessário que o paciente se certifique da habilitação do profissional para a prática, bem como das normas de higiene e orientações adequadas para sequência do tratamento, incluindo, quando indicado, usos de lentes corretivas em óculos ou de contato, exames necessários, dentre outros.

 

Entenda a catarata

A catarata consiste nas alterações do cristalino, resultando na perda da sua elasticidade e transparência.

O envelhecimento é a principal causa da doença, que também pode estar  associada a enfermidades oculares (uveítes, que é uma inflamação ocular, trauma ocular, diabetes, glaucoma  e uso de determinados medicamentos).

A catarata é a causa mais comum de cegueira reversível no mundo e seu tratamento consiste em cirurgia.  O nome do procedimento realizado é facoemulsificação. Ele prevê a remoção da catarata e inserção de uma lente intraocular para correção da visão.

 

O que é o pterígio?

O pterígio é o crescimento de um tecido sobre a córnea, geralmente decorrente do ressecamento ocular, e agravado pela exposição à irradiação ultra-violeta.. A lesão nasce na parte interna do olho e ao comprometer a córnea, pode reduzir a visão, levando até mesmo à cegueira.

Dentre os sintomas estão: olhos irritados, vermelhos, lacrimejantes, inchaço e sensação de ardência.

O tratamento varia, conforme o avanço da doença, podendo ser indicada a aplicação de colírios anti-inflamatórios e lubrificantes, com orientação médica, ou mesmo cirurgia.

 

Fonte: Sociedade Mineira de Oftalmologia