login
Primeiro acesso? Clique aqui

Este site foi desenvolvido com tecnologias avançadas para
lhe proporcionar uma experiência incrível.
Infelizmente, este navegador não é suportado

Sugerimos que você use o
Google Chrome para melhores resultados.

Minas e fé em exposição

‘Minas e fé’ estampadas em arte

O Espaço Cultural Otto Cirne abriga durante o mês de novembro as obras do artista plástico Amaury Mainenti. Com a exposição intitulada ‘Minas e fé’, a beleza das imagens sacras e das paisagens mineiras vêm estampadas na técnica tinta a óleo em telas entre 50 cm x 70 cm até 120 cm x 100 cm.

O interesse pelas artes surgiu ainda na infância, do mineiro nascido em Belo Horizonte que descobriu a pintura de maneira natural e autodidata ao longo do tempo. “Sempre desenhei muito e na escola a professora me chamava de prodígio”, conta

Mesmo com a veia artística, o mundo acadêmico ocupa um grande espaço em sua vida e duas graduações foram concluídas, uma em Direito e outra em Ciências Contábeis. “Atuo como advogado tributarista, sou professor universitário e tenho a pintura como uma paixão”, completa Mainenti.

Amaury Mainenti admite que a advocacia o consome demais e que a arte funciona como um anestésico mental, que o ajuda no direito a ter paciência para pesquisar sobre jurisprudência. Há ainda a fé que o inspira: “Embora seja leonino, que é essencialmente cético, minha fé é baseada nas vivências que tenho”!

Nesse período da pandemia da Covid-19, expandiu seus conhecimentos nas artes estudando restauração de imagens. Segundo ele, a vontade surgiu a partir da observação de alguém realizando o trabalho: “O restaurador modificou completamente a imagem e resolvi eu mesmo aprender o processo.”

Sobre os artistas que admira, em 2004, os mineiros Euclides Bottaro e Marcelo Bottaro tiveram contato com os seus quadros e passaram a incentivá-lo. “Comecei a desenvolver as minhas técnicas e atualmente continuo a estudar lendo livros de arte que ajudam a compreender, por exemplo, a obra de Monet”

As obras de ‘Minas e fé’ serão comercializadas e ficam à mostra até o final do mês novembro, de 8h às 21h, de segunda a sábado. O Espaço Cultural Otto Cirne está localizado no hall de entrada do Centro de Convenções e Eventos da Associação Médica de Mina Gerais e é destinado à exposição de obras de arte de autoria de associados e seus dependentes.

Médicos não associados e artistas não médicos podem utilizar o espaço, dependendo da disponibilidade na agenda. Interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação, pelo telefone (31) 3247 1608 ou e-mail comunicacao@ammg.org.br.

 

X