login
Primeiro acesso? Clique aqui

Este site foi desenvolvido com tecnologias avançadas para
lhe proporcionar uma experiência incrível.
Infelizmente, este navegador não é suportado

Sugerimos que você use o
Google Chrome para melhores resultados.

Medicina Baseada em Evidências

Medicina Baseada em Evidências é tema de curso na AMMG

Curso de Medicina Baseada em Evidências

Data: 15 de agosto, quarta-feira

Horário: 8h às 18h

Local: Teatro Oromar Moreira, sede da Associação Médica de Minas Gerais (Avenida João Pinheiro, 161, Centro)

Programação e inscrições: www.sympla.com.br

Em parceria com a Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), o grupo de estudos ‘Mais Evidências’ realiza, no dia 15 de agosto, o curso Medicina Baseada em Evidências. Estudantes, residentes e médicos terão a chance de aprender com especialistas a importância e como praticar essa atividade no seu dia a dia profissional.

De acordo com coordenador e membro fundador do ‘Mais Evidências’, o geriatra Reginaldo Valácio, muitas práticas dentro da medicina não são baseadas nas evidências de que algum tratamento é realmente eficaz para o paciente. “Utilizamos a metodologia GRADE, recomendada pela própria Organização Mundial de Saúde, para nos apoiar quanto ao que é prioridade, nas incertezas e, ainda, na tomada de decisões e como compartilha-las com a equipe médica, pacientes e seus familiares”, explica.

Valácio salienta que o jornalismo científico tem se interessado pelo tema, pois, conforme ele, antes se limitava na divulgação do que a indústria da saúde e pesquisadores apontavam: “Acredito que a metodologia GRADE traz mais transparência e ajuda o profissional a construir a sua conduta diante dos desafios no tratamento das doenças e das respostas dada pelo enfermo”.

Para o pesquisador canadense Gordan Guyatt “a decisão compartilhada sem evidência é fraude”. Nesse sentido, Reginaldo Valácio ressalta que medicina é tomada de decisões e essas precisam ser transparentes. “A única forma de fazer isto é sistematizar as respostas e buscar as evidências. Os pacientes exigem a decisão compartilhada por parte do médico, o que ocorre somente com comunicação e as evidências, claro”, frisa.

Pesquisa realiza pela Associação de Apoio a Residência Médica de Minas Gerais (Aremg) apresenta que 82% dos entrevistados consideram o curso de Medicina Baseada em Evidências o mais importante dentre outros oferecidos pela entidade. Valácio conclui que a geração anterior a da era da informação precisou se adaptar aos tempos de hoje: “Saímos do livro para um mundo repleto de informações e o curso nos ajuda a selecionar isso”.

Saiba mais sobre o tema em www.maisevidências.net. Programação e inscrições: https://www.sympla.com.br/curso-de-medicina-baseada-em-evidencias__324262.