login
Primeiro acesso? Clique aqui

Este site foi desenvolvido com tecnologias avançadas para
lhe proporcionar uma experiência incrível.
Infelizmente, este navegador não é suportado

Sugerimos que você use o
Google Chrome para melhores resultados.

Incentivo ao esporte

‘Janeiro Dourado’ incentiva prática segura do esporte

 

Associação Médica ilumina sede para chamar atenção sobre a importância da avaliação médica pré-participativa para atividade física

 

04/01/2022 – AMMG – Fachada Janeiro Dourado

Durante todo o mês de janeiro, a Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), em parceria com a Sociedade Mineira de Medicina do Exercício e do Esporte (Smexe), ilumina sua sede e chama a atenção sobre a relevância prática esportiva segura com a campanha ‘Janeiro Dourado’. Especialistas em medicina esportiva incentivam a prática de exercício físico além da promoção de hábitos de vida saudáveis como alimentação e hidratação adequados, sono regular, lazer, cuidados com a saúde mental, não fumar e evitar o consumo de álcool.

 

Para o presidente da Smexe, Fabiano C. Araújo, antes de iniciar qualquer programa de exercício físico ou prática esportiva, o indivíduo precisa passar por uma avaliação médica pré-participativa (APP). “Durante a APP, podemos detectar condições clínicas que possam representar riscos à saúde da pessoa durante o treino. A avaliação deve ser repetida anualmente e, em alguns casos, até com um intervalo menor”. Araújo destaca que particularidades quanto ao gênero e idade dos praticantes devem ser levados em conta.

 

De maneira geral, praticar esporte é um plano de saúde vitalício, pois uma série de enfermidades podem ser evitadas ou tratadas com o exercício físico. Neste contexto, destacamos doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose e, até mesmo, a depressão. A constância com as atividades físicas pode controlar também o ganho de peso afastando a obesidade que hoje atinge 22% da população brasileira.

 

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2021, revelam que cerca de 47% dos brasileiros são sedentários. Entre os jovens o número é maior e ainda mais alarmante: 84%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais sedentário da América Latina e ocupa a quinta posição no ranking mundial. O presidente da Smexe explica que essa estatística mostra o quanto as campanhas são importantes para incentivar a prática segura de atividades físicas. “Independente da idade e da condição social, as pessoas precisam se movimentar. O exercício físico é importante para a prevenção de doenças, manutenção da saúde e inclusive como tratamento de doenças crônicas que são altamente prevalentes na nossa sociedade. Cuide da sua saúde, o ‘Janeiro Dourado’ deve ser lembrado o ano inteiro.

 

Foto: Gláucia Rodrigues