área do associado

Fevereiro Roxo chegou

Fevereiro Roxo chegou

Fibromialgia e Lúpus merecem atenção

Campanha ‘Fevereiro Roxo’ acende alerta para as duas doenças que apresentam estatísticas alarmantes

 

Durante todo este mês a Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), em parceria, com a Sociedade Mineira de Reumatologia (SMR), ilumina sua sede chamando atenção para o ‘Fevereiro Roxo’. A campanha é um alerta para as estatísticas alarmantes da Fibromialgia e Lúpus, ambas doenças que não têm cura, mas que, diagnosticadas precocemente podem ser tratadas com possibilidade de qualidade de vida ao paciente.

Fique por dentro: https://reumatominas.com.br/

Saiba mais sobre o Lúpus

O Lúpus afeta aproximadamente 65 mil brasileiros, de acordo com uma estimativa divulgada pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). A doença pode provocar complicações graves nos rins, no cérebro, nos pulmões, no sangue e no coração, levando à morte. Já a Fibromialgia afeta uma a cada 40 pessoas, segundo SBR, e como principal sintoma apresenta a dor crônica. Embora também ocorram em homens, as doenças atingem na maioria as mulheres.

A presidente da Sociedade Mineira de Reumatologia, Maria Fernanda Brandão de Resende Guimarães, explica que as duas enfermidades têm características muito diferentes apesar de serem reumatológicas. “O Lúpus é uma doença autoimune, inflamatória e crônica em que o nosso organismo, por meio da produção de anticorpos, reage contra proteínas próprias. A doença acomete pessoas que já nascem com uma predisposição genética e, após  algum gatilho, como infecções ou exposição à luz ultravioleta, desenvolvem a enfermidade .”

Sintomas

Os sintomas comuns no Lúpus são lesões na pele, que ocorrem em 80% dos casos, dores nas articulações, inflamação das membranas que recobrem o pulmão e coração, Inflamação nos rins, alterações neuropsiquiátricas e no sangue. “Há pacientes com doença mais branda com acometimento da pele e das articulações. No entanto, há pessoas que podem ter formas mais graves, com manifestações em outros órgãos”, afirma Guimarães

Saiba mais sobre a Fibromialgia

Em relação à Fibromialgia, a especialista salienta que não se trata de uma enfermidade inflamatória e autoimune e que, portanto, não existe um ataque das células ou de anticorpos contra o organismo. “É um distúrbio de dor. O cérebro entende estímulos de forma distintas e o paciente com essa doença sente uma dor que é real e difusa. A intensidade das dores é variável”, revela a presidente da SMR. Os principais sintomas são a dor generalizada e crônica sem sinais de inflamação, acompanhada de sono não reparador e cansaço (fadiga).

 

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico e o tratamento da Fibromialgia e do Lúpus são realizados pelo reumatologista. Na fibromialgia, a prática de exercícios físicos é fundamental associada às medicações e a outras técnicas como terapia cognitivo-comportamental. No Lúpus, o tratamento medicamentoso vai depender do órgão que for acometido.

COMPARTILHE
Navegue

Posts Relacionados