login
Primeiro acesso? Clique aqui

Este site foi desenvolvido com tecnologias avançadas para
lhe proporcionar uma experiência incrível.
Infelizmente, este navegador não é suportado

Sugerimos que você use o
Google Chrome para melhores resultados.

Estúdio AMMG debate coronavírus

‘Coronavírus: entenda a doença’ é tema do Estúdio AMMG

Debate pela internet, 5 de fevereiro, conta com especialistas para falar da enfermidade que desencadeou um alerta mundial

Para orientar a classe médica sobre os protocolos de investigação de casos e manter a população informada, o Estúdio AMMG do dia 5 de fevereiro, quarta-feira, às 20h, traz o tema ‘Coronavírus: entenda a doença’.

A transmissão via Facebook e Workplace da Associação Médica de Minas Gerais, para público em geral e médicos, respectivamente, terá a presença dos infectologistas: Carlos Starling – Sociedade Mineira de Infectologia; Virgínia Andrade – Sociedade Mineira de Infectologia; e Isabela Dias Lauar – Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), trata-se de um novo vírus que tem causado doença respiratória pelo agente coronavírus, com casos recentemente registrados na China.

O que é coronavírus?

Os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais.

No momento, um caso suspeito é monitorado em Belo Horizonte, mas, considerando o aumento do nível do alerta global, o Ministério pede a atualização de planos de contingência aos estados

De maneira geral, segundo o MS, infecções por coronavírus provocam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum.

O que causa a doença?

Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), identificada em 2002 e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers), identificada em 2012.

As investigações sobre transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato, está ocorrendo, e também pelo ar.

Por contato pessoal acontece por meio de secreções contaminadas, como: gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Conforme especialistas, os coronavírus apresentam uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe e, portanto, o risco de maior circulação mundial é menor.

O vírus pode ficar incubado por duas semanas, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

Participe:

Assista ao Estúdio AMMG e entenda como é feito o diagnóstico, sintomas, tratamento da doença e se há risco de letalidade.

A iniciativa é do Setor Científico da AMMG e o canal para acompanhar o programa é http://www.facebook.com/associacaomedicademinasgerais.