login
Primeiro acesso? Clique aqui

Este site foi desenvolvido com tecnologias avançadas para
lhe proporcionar uma experiência incrível.
Infelizmente, este navegador não é suportado

Sugerimos que você use o
Google Chrome para melhores resultados.

Cartilha orienta sobre doença

Cartilha orienta sobre doença renal

 

A Sociedade Mineira de Nefrologia (SMN) participou ativamente da campanha desenvolvida pela entidade nacional: A Prevenção da Doença Renal começa na infância’. A principal ação foi o lançamento e a divulgação de cartilha direcionada aos profissionais de saúde.

O objetivo, segundo o presidente da entidade, José de Resende Barros Neto foi capacitar multiplicadores de informação junto à comunidade. “A ideia é somar esforços para conscientizar sobre o valor de identificar e tratar as doenças renais na infância e construir gerações futuras mais saudáveis. O alerta busca alcançar crianças, pais, cuidadores, responsáveis, políticos e o público em geral. O material estimula os profissionais a compartilharem o conhecimento sobre a importância dos rins e a gravidade da doença renal crônica (DRC)”, explica.

Neto esclarece que DRC é a perda progressiva da função dos dois rins. “Quando eles falham e a capacidade de funcionar cai abaixo de determinado nível, o que chamamos de insuficiência renal, as impurezas não são retiradas do sangue e afetam os órgãos do nosso corpo, como o coração, pulmões, músculos, estômago e cérebro. Isto pode se tornar uma ameaça à vida da pessoa e requer atenção urgente.”

O especialista avisa, ainda, que no começo a DRC não tem sintomas. A pessoa pode perder até 90% da função renal sem perceber, o que torna a prevenção e a detecção precoce essenciais para controlar o avanço da doença. “Exames de urina e de sangue podem detectar o início da DRC. Atualmente não existe cura e os tratamentos são as diálises ou o transplante (que depende de um doador compatível), e devolvem parte da qualidade de vida do paciente.”

Ação ganha as redes sociais

Para alcançar um número maior de pessoas, a Sociedade Mineira de Nefrologia sugeriu uma atuação nas redes sociais: ‘Ao tomar um copo de água ofereça. Reforce a ideia que beber água ajuda a proteger os rins.’

Médicos e profissionais de outras áreas registraram esses momentos e compartilharam nas redes sociais, convidando as pessoas a fazerem o mesmo. O presidente da SMN, José de Resende Barros Neto, também gravou depoimento para o Facebook da AMMG, orientando a população.

 Dentre as iniciativas propostas pela cartilha estão:

  • Encorajar a adoção de hábitos saudáveis (reduzir o consumo de sal, manter dieta saudável, beber água e praticar atividades físicas);
  • Educar as pessoas sobre diabetes e hipertensão como fatores de risco para o desenvolvimento da DRC e a importância da manutenção de estilo de vida saudável;
  • Incentivar a doação de órgãos, em especial os rins.

A cartilha e demais informações sobre o tema estão disponíveis no site: www.diamundialdorim.com.br.

 

ENTREVISTAS E INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

Assessoria de Imprensa da AMMG

Daniela Colen / Nétali Leite / Renata Clímaco

(31) 3247 1630 / 3247 1615 / 3247 1639

imprensa@ammgmail.org.br