AMMG Cultural de Natal será beneficente
Concerto de violão de Celso Faria arrecadará alimentos e brinquedos
No dia três de dezembro (terça-feira), 20h, acontece a edição de Natal do ‘AMMG Cultural’.
Promovido pela Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) e também em parceria com a Academia Mineira de Medicina (AMM), a casa traz o músico Celso Faria traz ao Teatro Oromar Moreira – no Centro de Convenções e Eventos da AMMG – com o espetáculo ‘Recital Mineiro’.
A iniciativa, além de promover um momento especial para o público, terá também um caráter beneficente, arrecadando alimentos não perecíveis e brinquedos.
O diretor de Promoções Culturais da AMMG, Marconi Gomes, afirma que a proposta é também de incentivo à divulgação de trabalhos culturais de qualidade, mais acesso da população às artes em geral e oportunidade de participação em uma ação solidária.
Celso Faria destaca, ainda, que ‘Recital Mineiro’, nome também do seu CD que acaba de ser lançado mundialmente, nasceu após um amplo estudo sobre a produção musical em Minas Gerais para violão.
“O instrumento praticamente assume, em cada região do Brasil, uma identidade própria, recheada de sons locais. No caso do nosso estado, por suas especificidades, a plasticidade do violão em absorver e reinventar tendências estilísticas e a musicalidade secular de um povo, nos leva até a pensar que existe um violão mineiro.”
Na escolha do repertório, Faria inclui músicas do CD, fazendo ainda uma homenagem os compositores Carlos Alberto Pinto Fonseca e Arthur Bosmans, além de contar a história da música, por meio do instrumento, passando pelos períodos da Renascença, Barroco, Romântico e Clássico.
Sobre o Músico
Celso Faria, mineiro de Passos, iniciou seus estudos musicais de maneira autodidata, ainda, aos dez anos de idade. Obteve também, o título de bacharel em violão, é especialista em Música Brasileira – Práticas Interpretativas e mestre em Performance Musical. Com uma destacada atuação como recitalista de violão solo, integrante em formações camerísticas ou como solista orquestral, o número de obras a ele dedicadas, encomendadas, transcritas ou arranjadas já, portanto, supera 130 títulos.
Luyz de Narvaez (ca.1500-ca.1550): Canción del Emperador e Diferencias sobre “Guárdame las vacas”
Johann Sebastian Bach (1685-1750): Prelúdio, BWV 998 e Prelúdio, BWV 999
Fernando Sor (1778-1839): Menuetto, op. 25 e Rondo, op. 22
Agustín Barrios (1885-1944): El Ultimo Trémulo e Madrigal (Gavota)
Heitor Villa-Lobos (1887-1959): Cinco Prelúdios e Prelúdio nº 1
Arthur Bosmans (1908-1991)
– Modinha
– Ponteio
Carlos Alberto Pinto Fonseca (1933-2006)
Sete Estudos Brasileiros
– Estudo nº 2
– Estudo nº 6
Aníbal Augusto Sardinha – Garoto (1915-1955)
– Festival Ary Barroso
Inscrições: https://www.sympla.com.br/ammg-cultural-de-natal—concerto-solo-de-violao-celso-faria__725137
Data: 3 de dezembro.
Horário: 20h
Local: Teatro Oromar Moreira, sede da Associação Médica de Minas Gerais (Av. João Pinheiro, 161, Centro, BH).
Inscrições pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/ammg-cultural-de-natal—concerto-solo-de-violao-celso-faria__725137