login
Primeiro acesso? Clique aqui

Este site foi desenvolvido com tecnologias avançadas para
lhe proporcionar uma experiência incrível.
Infelizmente, este navegador não é suportado

Sugerimos que você use o
Google Chrome para melhores resultados.

Avanço de doenças mobiliza especialistas

Para discutir o que pode ser feito emergencialmente para minimizar os problemas causados pelos vírus da dengue, chikungunya e zika, as melhores estratégias de combate às doenças e como preparar melhor toda a rede para atender a população em casos suspeitos e confirmados de contaminação, cerca de 250 participantes, dentre eles médicos de várias especialidades, residentes, estudantes de medicina e profissionais da saúde, se reuniram dia 12 de março, na sede da AMMG.

O Brasil registrou na primeira semana de março, de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), 396.582 casos prováveis de dengue. Um aumento de 52,6% em relação a 2015. No estado, dados da Secretaria do Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) registraram 157.634. Já o chikungunya teve no país 2.897 casos notificados e 263 confirmados. Em Minas foram 513 e cinco, respectivamente. Com relação ao zika, 22 unidades federadas tiveram confirmação da infecção. Em Minas, 1.523 notificados e nenhum de fato efetivado.

De acordo com o presidente da Sociedade Mineira de Infectologia (SMI), Estevão Urbano, existe uma grande preocupação junto ao estado, de capacitar melhor médicos e profissionais da saúde para o atendimento a um grande contingente que vem se formando.

Para o biólogo e consultor em inovação em biotecnologia, Rodrigo Monteiro da Motta, ainda não se sabe o grau de ‘maldade’ do mosquito e como fazer para conter essas doenças. “Temos trabalhado, incansavelmente, para minimizar os graves problemas e pesquisar para tentar conter esse avanço”. Motta ainda deu importantes dicas de barreiras químicas e falou da parceria junto ao estado para achar soluções para um grave problema de saúde pública.

Nesta edição, a Sociedade Mineira de Infectologia (SMI) coordenou os trabalhos e contou com a participação dos departamentos de Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina da Família e Comunidade, Neurologia e Psiquiatria Infantil, Patologia Clínica, Pediatria, Reumatologia, da Sociedade dos Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais (Sammg) e Secretaria do Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

A Reunião Multidisciplinar promovida pela AMMG acontece uma vez por mês, na sede da entidade. Informações e inscrições pelo site: seaci@ammgmail.org.br ou (31) 3247 1619.

Para quem não pode participar ao vivo do evento, abaixo seguem vídeos de todas as palestras ministradas na data.

 

Galeria de fotos

Previous Image
Next Image

info heading

info content


Vídeo

X