login
Primeiro acesso? Clique aqui

Este site foi desenvolvido com tecnologias avançadas para
lhe proporcionar uma experiência incrível.
Infelizmente, este navegador não é suportado

Sugerimos que você use o
Google Chrome para melhores resultados.

Visite a mostra ‘Conexões do inconsciente’

O Espaço Cultural Otto Cirne abriga, durante o mês de novembro, a mostra ‘Conexões do inconsciente’. O neurocirurgião e artista plástico Wallace Alves apresenta telas em óleo sobre tela e giz pastel sobre papel (giz de cera oleoso). São quadros abstratos que chamam atenção pelas suas grandes dimensões.

O nome da exposição revela o lado sem regras, do ponto de vista acadêmico, do artista. Alves explica que as pinturas são abstratas, no entanto, revelam, inconscientemente algo impulsivo e inesperado. “Produzo sem me preocupar com o tempo e com o resultado”, afirma. Como lema, utiliza a frase do artista britânico Banksy: “A arte deve confortar o perturbado e perturbar o confortável”.

Sua trajetória começou a ser traçada com os desenhos na escola. Momento que, segundo ele, também veio o interesse pelas artes. “Aos 12 anos, iniciei com pinturas clássicas e figurativas de maneira autodidata e usava tinta guache e lápis de cor”, conta. Com traçado próprio, foi criando seus desenhos e dando vida às suas obras.

Conflitos pessoais e da profissão médica o inspiram seu trabalho artístico que visitou importantes galerias nacionais e internacionais. Como exemplo, expos no Carrossel do Museu Louvre e no Hotel Druot, em Paris (França). Participou de mostras de arte contemporânea em Miami (EUA) e Stuttgart (Alemanha). Sua estreia foi na Associação Médica de Minas Gerais, em 2017, e apresentou suas obras no Joh Mabe – Espaço Arte e Cultura, em São Paulo (SP).

Expressionismo é o seu estilo e dá vazão a ele em seu ateliê localizado no distrito de Itatiaia, em Ouro Branco (Minas Gerais). No mundo das artes são muitos os que admira. Entres eles: o norte-americano Jackson Pollock, os holandeses Karel Appel e Willem de Kooning, e os japoneses Kazuo Shiraga e Manabu Mabe.

‘Conexões do inconsciente’ fica em exposição até o final do mês de novembro e as obras serão comercializadas. O Espaço Cultural Otto Cirne está localizado no hall de entrada da AMMG e é destinado à exposição de obras de arte de autoria de associados e seus dependentes. Médicos não associados e artistas não médicos podem utilizar o espaço, dependendo da disponibilidade na agenda. Interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação, pelo telefone (31) 3247 1608 ou e-mail comunicacao@ammg.org.br.

Serviços

A cada mês, o Espaço Cultural Otto Cirne abriga uma exposição de arte.

OndeO Espaço Cultural Otto Cirne está localizado no hall de entrada da Associação Médica de Minas Gerais, na Av. João Pinheiro, 161, Centro – Belo Horizonte.
Horário de Visitação8h às 21h
ExposiçõesSão aceitas obras de arte de médicos associados e seus dependentes. Médicos não associados e artistas não médicos podem utilizar o espaço, dependendo da disponibilidade na agenda.
Mais informaçõescomunicacao@ammg.org.br / (31) 3247-1608
Agenda dos expositores
Mês
Artista
JaneiroÂngela Rosa
FevereiroDulce Maria D'Assunção
MarçoAmaury Rausch Mainenti
AbrilJuarez
MaioAbílio Abdo Lopes
JunhoRicardo Wagner
JulhoRicardo Campolina
AgostoDr. Paulo Farias - projeto social
SetembroDr. Paulo Farias
Outubro-
NovembroAna Maria
DezembroMaria Tereza Penna