login
Primeiro acesso? Clique aqui

Este site foi desenvolvido com tecnologias avançadas para
lhe proporcionar uma experiência incrível.
Infelizmente, este navegador não é suportado

Sugerimos que você use o
Google Chrome para melhores resultados.

‘Poesia das cores’ decora ‘Otto Cirne’

Uma série de rostos e florais decora o Espaço Cultural Otto Cirne no mês de julho. Na mostra intitulada ‘Poesia das cores’, Alcena Maria apresenta pinturas nas técnicas acrílica sobre tela, acrílica sobre linha, e alguns trabalhos com uso de tecidos.

A artista plástica considera as imagens impressionistas, pois, segundo ela, as pessoas olham para a obra e não enxergam a figura em si, mas sabem exatamente o que é: “Um rosto pode não estar totalmente claro, mas as expressões revelam a figura humana”, avalia.

Um destaque para a exposição, e que explica o título, são os poemas que estarão ao lado de cada tela. “Escolhi versos e poesias, de minha autoria, que dialogam com os quadros”, revela. Ela conta que o desenho veio primeiro em sua vida e depois a redação: “Vejo também na escrita uma ótima maneira de me expressar e de falar comigo mesma”.

Ainda na infância surgiram os gostos pelo desenho e pela pintura. A graduação foi em Serviço Social. No entanto, as artes sempre estiverem presentes em sua trajetória profissional: “Atuei com crianças com necessidades especiais e desenvolvi peças para pessoas com deficiência visual sentir e ‘ver’ por meio do toque”.

Alcena Maria declara que seu estilo é figurativo e o começo autodidata não a privou de aperfeiçoar seu talento. Cursou pintura e desenho com professores particulares e, atualmente, estuda na Arena da Cultura, projeto da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), e faz parte a Escola Livre de Artes (ELA).

Sobre inspiração, entrega-se à natureza, às linhas, às curvas e às marcas de expressão das pessoas. A artista enfatiza um ponto que para ela é inspirador: “O trabalho de rosto com as linhas é baseado nas marcas que vão surgindo em nossa vida e ficam evidentes na terceira idade, como é o meu caso”.

Produzindo no ateliê em sua casa e na Arena da Cultura, em Belo Horizonte, ela ressalta ter uma grande admiração pela pintora e desenhista brasileira Tarsila do Amaral. “Já comentaram que as curvas e as cores das minhas obras lembram o trabalho dela”, orgulha-se. Pela primeira vez na Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Alcena Maria afirma que as peças serão comercializadas.

‘Poesia das cores’ fica exposta até o final do mês de julho, de 8h às 21h, de segunda a sábado. O Espaço Cultural Otto Cirne está localizado no hall de entrada da AMMG e é destinado à exposição de obras de arte de autoria de associados e seus dependentes. Médicos não associados e artistas não médicos podem utilizar o espaço, dependendo da disponibilidade na agenda. Interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação, pelo telefone (31) 3247 1608 ou e-mail comunicacao@ammg.org.br.

Serviços

A cada mês, o Espaço Cultural Otto Cirne abriga uma exposição de arte.

Onde:
O Espaço Cultural Otto Cirne está localizado no hall de entrada da Associação Médica de Minas Gerais, na Av. João Pinheiro, 161, Centro – Belo Horizonte.

Horário de Visitação
8h às 21h

Exposições:
São aceitas obras de arte de médicos associados e seus dependentes. Médicos não associados e artistas não médicos podem utilizar o espaço, dependendo da disponibilidade na agenda.

Mais informações: comunicacao@ammg.org.br / (31) 3247-1608

Agenda dos expositores
Janeiro Dr. Wallace Alves
Fevereiro Braulio Bittencourt
Março Valdete Lino
Abril Joanna Scharlé de Vasconcelos
Maio Joanna Scharlé de Vasconcelos
Junho Marcelo de Paula
Julho Alcena Maria
Agosto Renato Cançado Ferreira Gontijo
Setembro Judson Oliveira
Outubro Programação Especial da Semana do Médico
Novembro Stela Araújo &
Marcos Wilke Alves
Dezembro