login
Primeiro acesso? Clique aqui

Este site foi desenvolvido com tecnologias avançadas para
lhe proporcionar uma experiência incrível.
Infelizmente, este navegador não é suportado

Sugerimos que você use o
Google Chrome para melhores resultados.

‘Pássaros’ estão no ‘Otto Cirne’

O Espaço Cultural Otto Cirne recebe, durante o mês de maio, a exposição ‘Pássaros’. A artista plástica Amélia Dolabella apresenta uma série de aquarelas, inspiradas no trabalho do pintor chinês Lin Fengmian. Aquarela à base de água é técnica utilizada nas obras.

Há cerca de 20 anos, Dolabella vem desenvolvendo suas atividades em artes e o Fengmian a atraiu, para produção da atual mostra, por ser um dos asiáticos pioneiros a estudar na Europa. “Atuante no século vinte, ele criou na China uma nova academia de pintura, fundindo traços orientais com ocidentais”, explica.

Segundo ela, pássaros, que nomeiam a exibição, e flores seguem a linha da pintura tradicional chinesa. No entanto, antes deste interesse específico, já havia feito um estudo aprofundado na Escola de Belas Artes da UFMG, onde se graduou com habilitação em desenho e também frequentou curso de pintura.

Ainda criança, desenhava e apreciava a coleção mestres da pintura que era do seu pai e despertou uma curiosidade maior por esta prática. “No vestibular, a ideia era fazer belas artes para a confecção dos cenários, algo que exerci entre meus 14 e 15 anos.”

Diversas expressões artísticas fizeram, e ainda fazem parte, do cotidiano de Amélia Dolabella. “Durante duas décadas, dancei no Balé Ana Lúcia e lá ministrei aulas.” Sob orientação do professor Mário Zavagli, cursou disciplina isolada de pintura e começou, em 2017, o curso de aquarela.

Com estilo considerado figurativo, Dolabella conta que produz no ateliê montado em sua própria casa, revelando ter uma disciplina com o tempo. Entre os artistas que admira, além do pintor chinês e do aquarelista, estão: os italianos Giovanni Bellini, John Singer Sargent e Tiaciano Vecellio, e o holandês Johannes Vermeer.

Estudos emoldurados sobre o processo de produção também estarão na mostra e as peças serão comercializadas. ‘Pássaros’ fica exposta até o final do mês de maio, de 8h às 21h, de segunda a sábado. O Espaço Cultural Otto Cirne está localizado no hall de entrada da AMMG e é destinado à exposição de obras de arte de autoria de associados e seus dependentes.

Médicos não associados e artistas não médicos podem utilizar o espaço, dependendo da disponibilidade na agenda. Interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação, pelo telefone (31) 3247 1608 ou e-mail comunicacao@ammg.org.br.


Confira algumas das obras:

Serviços

A cada mês, o Espaço Cultural Otto Cirne abriga uma exposição de arte.

OndeO Espaço Cultural Otto Cirne está localizado no hall de entrada da Associação Médica de Minas Gerais, na Av. João Pinheiro, 161, Centro – Belo Horizonte.
Horário de Visitação8h às 21h
ExposiçõesSão aceitas obras de arte de médicos associados e seus dependentes. Médicos não associados e artistas não médicos podem utilizar o espaço, dependendo da disponibilidade na agenda.
Mais informaçõescomunicacao@ammg.org.br / (31) 3247-1608
Agenda dos expositores
Mês
Artista
JaneiroArterial (Geraldo Lustosa)
FevereiroDaniel do Carmo
MarçoBrunno Coura
AbrilLourdes Cesar Drumond Silva
MaioAmélia Dolabela de Siqueira
JunhoConcurso de fotografias
JulhoGabriel Ferreira
Agosto-
SetembroJoilson
OutubroDr. Marcone
NovembroDr. Wallace Alves
Dezembro-