login
Primeiro acesso? Clique aqui

Este site foi desenvolvido com tecnologias avançadas para
lhe proporcionar uma experiência incrível.
Infelizmente, este navegador não é suportado

Sugerimos que você use o
Google Chrome para melhores resultados.

‘Otto Cirne’ recebe ‘Sonata’

Exposição de Gui Mazzoni propõe uma compreensão do corpo humano para além do real

O médico e artista visual Gui Mazzoni, criador de nova técnica fotográfica que utiliza aparelhos de ultrassom, assina a mostra que estará em cartaz entre dois e 31 de outubro, no Espaço Cultural Otto Cirne. Mais do que exibir recortes sobre a vida, a fotografia é capaz de criar novos mundos, de conceber uma realidade própria que sugere várias formas de compreensão, é o que sugere a exposição ‘Sonata’.

Autor de experimentações que investigam possibilidades de observação via aparelhos de ultrassonografia, Mazzoni, que também é médico, abriu mão das câmeras convencionais para criar uma nova técnica fotográfica: a sonofotografia. Um híbrido de arte e ciência, o método possibilitou a criação de imagens com cores e ritmos, abrindo um leque para perspectivas que vão além da análise das estruturas humanas em si.

Por meio da subversão do aparato clínico, e utilizando o próprio corpo, o artista visual quer chamar atenção para uma nova percepção da vida. Um fato interessante, segundo ele, é que a imagem gerada pelos aparelhos de ultrassonografia não são uma representação da “realidade” – assim como a “verdade” não é retratada pelas câmeras. “As imagens dos aparelhos de ultrassom não correspondem à anatomia idêntica dos órgãos, são representativas. Isto porque a imagem se forma com o eco do som que retorna ao equipamento a partir das estruturas refletoras”, explica.

“A fotografia também nunca será real. Ela é um meio de tentar produzir imagens semelhantes à realidade”, ressalta Gui Mazzoni. Para ele, muitas vezes é possível aproximar-se dessa verdade, mas em tantas outras ocasiões as imagens se distanciam nitidamente da realidade. É exatamente esta a proposta da exposição Sonata. Composta por treze fotografias, a mostra pretende transportar o espectador para novos mundos e estimulá-lo a criar as suas extensões e fantasias sobre o corpo humano. “O imaginário nos conduz a inúmeros paradeiros. A sonofotografia navega nesta onda de modo potencializado, pois inova no instrumento de produzir fotografia, agora com o aparelho de ultrassom, além de inovar no modo como este equipamento é manipulado.” ‘Sonata’, como destaca o artista, sugere ainda uma reflexão acerca da utilidade ou não das coisas, do material, sobre a subversão de padrões, de objetos mundanos. “Transformar o que foi instituído é um saudável modo de evolução. Vivemos reproduzindo modelos, robotizando inúmeras ações.

“Aprender significa assimilar bases que nos permitem construir algo novo. Mas, infelizmente, vivemos em um mundo onde a sensação de sucesso é conseguir reproduzir com grande fidelidade modelos que alguém criou”, diz. “A sonofotografia é uma forma de romper com certos limites da medicina, que exige padrões reprodutíveis para que tenha validade como ciência. Por outro lado, a arte foge dos padrões para ser reconhecida como tal. É uma forma de produzir antagonismos a partir do mesmo instrumento”.

Texto: Mira Comunicação

Serviços

A cada mês, o Espaço Cultural Otto Cirne abriga uma exposição de arte.

Onde:
O Espaço Cultural Otto Cirne está localizado no hall de entrada da Associação Médica de Minas Gerais, na Av. João Pinheiro, 161, Centro – Belo Horizonte.

Horário de Visitação
8h às 21h

Exposições:
São aceitas obras de arte de médicos associados e seus dependentes. Médicos não associados e artistas não médicos podem utilizar o espaço, dependendo da disponibilidade na agenda.

Mais informações: comunicacao@ammg.org.br / (31) 3247-1608

Agenda dos expositores
Janeiro Dr. Wallace Alves
Fevereiro Braulio Bittencourt
Março Valdete Lino
Abril Joanna Scharlé de Vasconcelos
Maio Joanna Scharlé de Vasconcelos
Junho Marcelo de Paula
Julho Alcena Maria
Agosto Renato Cançado Ferreira Gontijo
Setembro Judson Oliveira
Outubro Gui Mazzoni
Novembro Stela Araújo &
Marcos Wilke Alves
Dezembro Escola de Fotografia Studio3