login
Primeiro acesso? Clique aqui

Este site foi desenvolvido com tecnologias avançadas para
lhe proporcionar uma experiência incrível.
Infelizmente, este navegador não é suportado

Sugerimos que você use o
Google Chrome para melhores resultados.

‘Otto Cirne’ abriga ‘Resiliência’

‘Otto Cirne’ abriga ‘Resiliência’

A exposição coletiva ‘Resiliência’ é a atração dos meses dezembro e janeiro no Espaço Cultural Otto Cirne. Trabalhos de 27 artistas da Escola de Fotografia Studio 3 revelam a forma individual que cada um deles interpretou o tema. Com a curadoria de Andreia Bueno, que também leciona e dirigi a instituição, a mostra conta com imagens, coloridas e em preto e branco, nas dimensões 40 x 60 cm.

Dicionários definem a palavra resiliência como “voltar ao estado normal”. O termo, oriundo do latim resilien, significa “capacidade de superar, de recuperar de adversidades”. Segundo Andreia Bueno, a temática muito comentada atualmente, diz respeito à característica que as pessoas precisam ter e rever para obter mais qualidade de vida e felicidade. “As pessoas têm dificuldade de chegar a este ponto e cada artista interpretou a resiliência de uma forma individual para estimular os visitantes a terem este sentimento”, avalia.

Os fotógrafos mergulharam em suas sensações e ressignificaram objetos, paisagens e cenas diárias, criando imagens representativas de suas próprias vivências diante de situações limite. “O resultado são fotografias de grande beleza plástica, em que o espectador pode perceber a fragilidade, a força de cada autor e sua capacidade de retornar à serenidade, contornando ou não, obstáculos”, afirmada a curadora. “Eles enxergaram a resiliência em cenários do cotidiano e se inspiraram na observação do comportamento das pessoas e na necessidade de buscar um caminho para ser mais feliz.”

Os artistas, entre eles, engenheiros, advogados, médicos, que buscam uma nova e satisfatória carreira, estiveram durante todo 2017, dedicados ao aprimoramento dos conhecimentos sobre sua paixão pela fotografia, por meio do Curso de Fotografia Profissional e finalizam o período prontos para o mercado de trabalho, quer seja autoral ou comercial, conforme Andreia Bueno. Esta é graduada em administração, começou a fotografar aos sete anos com orientação da mãe, e nunca parou de exercer o ofício.

“A arte fotográfica, com toda sua riqueza e generosidade, nos permite narrativas que estão para além das palavras ou que, muitas vezes, não conseguimos expressar, a não ser lançando mão de símbolos, como numa catarse, ampliamos então, o significado das coisas”, sintetiza a curadora. A realização da mostra tem o apoio da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), do Bureau 5000K, e do Centro Cultural Sesiminas.

‘Resiliência’ fica em exposta até o final do mês de janeiro, de 8h às 21h, de segunda a sábado, e as peças serão comercializadas. O Espaço Cultural Otto Cirne está localizado no hall de entrada da AMMG e é destinado à exposição de obras de

arte de autoria de associados e seus dependentes. Médicos não associados e artistas não médicos podem utilizar o espaço, dependendo da disponibilidade na agenda. Interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação, pelo telefone (31) 3247 1608 ou e-mail comunicacao@ammg.org.br.

Fotógrafos: Alessandra Magalhães; André Senna; Angélica Ferreira; Antônio Hardy; Attilio Lamêndola; Christian Micaele; Cláudio Appolinário; Daniela Costa; Danielly Faria; Fernanda Resende; Fernando Costa; Gabriela Cabral; Geraldo Luciano; Gilmar Pereira; Giovana Oliveira; Giuliano Souza; Hugo Bengtsson; Lívia Faria; Marcia Prates; Marcos Martins; Maristela Chaves; Michael Faria; Monica Couto; Tiago Silva; Vinicius Santos Domingues; Walace Benzaquen; Werbert Rodrigo.

Serviços

A cada mês, o Espaço Cultural Otto Cirne abriga uma exposição de arte.

Onde:
O Espaço Cultural Otto Cirne está localizado no hall de entrada da Associação Médica de Minas Gerais, na Av. João Pinheiro, 161, Centro – Belo Horizonte.

Horário de Visitação
8h às 21h

Exposições:
São aceitas obras de arte de médicos associados e seus dependentes. Médicos não associados e artistas não médicos podem utilizar o espaço, dependendo da disponibilidade na agenda.

Mais informações: comunicacao@ammg.org.br / (31) 3247-1608

Agenda dos expositores
Janeiro Dr. Wallace Alves
Fevereiro Braulio Bittencourt
Março Valdete Lino
Abril Joanna Scharlé de Vasconcelos
Maio Joanna Scharlé de Vasconcelos
Junho Marcelo de Paula
Julho Alcena Maria
Agosto Renato Cançado Ferreira Gontijo
Setembro Judson Oliveira
Outubro Gui Mazzoni
Novembro Stela Araújo &
Marcos Wilke Alves
Dezembro Escola de Fotografia Studio3 – SESIMINAS