login
Primeiro acesso? Clique aqui

Este site foi desenvolvido com tecnologias avançadas para
lhe proporcionar uma experiência incrível.
Infelizmente, este navegador não é suportado

Sugerimos que você use o
Google Chrome para melhores resultados.

‘Otto Cirne’ abriga paisagens mineiras

Durante o mês de setembro, o Espaço Cultural Otto Cirne abriga paisagens mineiras. Com a exposição ‘Oh, Minas Gerais’, o artista plástico Judson Oliveira revela, em telas na técnica óleo sobre tela, todo o seu apreço pelo estado onde nasceu.

Parafraseando o hino não oficial de Minas Gerais (MG), o título da mostra, segundo Oliveira, traduz o seu gosto pela natureza dos mais de 800 municípios mineiros: “Transformo em pintura aquilo que vejo em fotos e com os meus próprios olhos”, conta.

Nas artes, o termo ‘pintura de paisagem’ é utilizado para representar cenas da natureza como árvores, florestas, montanhas, rios, vales, entre outros. Tradicionalmente, arte de paisagens retrata a superfície da Terra, no entanto pode trazer outros elementos, dependendo da inspiração do pintor.

De acordo com registros da história da arte, cabe outra definição: “Gênero pictórico, cujas origens remontam aos planos secundários de retábulos e miniaturas medievais, de paisagens, se afirmou como especialização artística no século XVII”. Pintar paisagem chegou a ocupar o penúltimo lugar como atividade de renome, perdendo somente para ‘natureza morta’.

Judson Oliveira considera que a perfeição da natureza é o seu maior motivo para compor as suas peças. “O meio ambiente é inspirador e me desperta o sentimento de passá-lo para a tela”, reflete. Autodidata, seu gosto pelo universo artístico surgiu na adolescência e, de lá pra cá, já são mais de 30 anos dedicados à pintura.

Ele explica não ter formação acadêmica, embora acredite que sua obra se encaixe no estilo acadêmico clássico. “Os únicos professores que tive foram os também pintores mineiros Edgar Walter e Carlos Vinícius que, sem cobrar pela aula, sempre deram dicas valiosas. Aprimorei meu trabalho desta forma ”, esclarece.

Natural de Resplendor (MG) e morando em Belo Horizonte, produz em ateliê dentro de sua própria residência. “Prefiro pintar em casa e na parte da manhã, pois estou descansado, inspirado e tranquilo, o que favorece muito o processo de criação.” Ele já participou exposições no Banco Central, em BH, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e está, pela primeira vez, na Associação Médica de Minas Gerais (AMMG).

‘Oh, Minas Gerais’ fica exposta até o final do mês de setembro, de 8h às 21h, de segunda a sábado. O Espaço Cultural Otto Cirne está localizado no hall de entrada da AMMG e é destinado à exposição de obras de arte de autoria de associados e seus dependentes. Médicos não associados e artistas não médicos podem utilizar o espaço, dependendo da disponibilidade na agenda. Interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação, pelo telefone (31) 3247 1608 ou e-mail comunicacao@ammg.org.br.

Previous Image
Next Image

info heading

info content


Serviços

A cada mês, o Espaço Cultural Otto Cirne abriga uma exposição de arte.

Onde:
O Espaço Cultural Otto Cirne está localizado no hall de entrada da Associação Médica de Minas Gerais, na Av. João Pinheiro, 161, Centro – Belo Horizonte.

Horário de Visitação
8h às 21h

Exposições:
São aceitas obras de arte de médicos associados e seus dependentes. Médicos não associados e artistas não médicos podem utilizar o espaço, dependendo da disponibilidade na agenda.

Mais informações: comunicacao@ammg.org.br / (31) 3247-1608

Agenda dos expositores
Janeiro Dr. Wallace Alves
Fevereiro Braulio Bittencourt
Março Valdete Lino
Abril Joanna Scharlé de Vasconcelos
Maio Joanna Scharlé de Vasconcelos
Junho Marcelo de Paula
Julho Alcena Maria
Agosto Renato Cançado Ferreira Gontijo
Setembro Judson Oliveira
Outubro Programação Especial da Semana do Médico
Novembro Stela Araújo &
Marcos Wilke Alves
Dezembro