login
Primeiro acesso? Clique aqui

Este site foi desenvolvido com tecnologias avançadas para
lhe proporcionar uma experiência incrível.
Infelizmente, este navegador não é suportado

Sugerimos que você use o
Google Chrome para melhores resultados.

O SUS é tema de exposição no Otto Cirne

1º lugar – Ingrid Santana Oliveira

O Sistema Único de Saúde inspirou a mostra ‘O SUS que dá certo’. Em homenagem aos 25 anos da Sociedade dos Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais (Sammg) e ao mês do médico, o Espaço Cultural Otto Cirne abriga, durante outubro, fotografias feitas pelos futuros médicos durante as saídas da sala de aula para aprender na prática os primeiros passos da profissão.

As imagens foram produzidas para a quarta edição do Concurso Fotográfico, que aconteceu durante o VII Congresso Sammg, realizado no final de setembro, na sede da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG). O tema do concurso é o mesmo que deu nome à exposição. De acordo com o presidente da Sammg, Bernardo Lacchini, a intenção é valorizar o sistema público de saúde do Brasil: “Apesar de algumas falhas, o SUS apresenta um resultado positivo quando se observa a história do setor no país”, explica Lacchini.

Para o presidente da Sammg, grandes avanços já aconteceram, no entanto, o sistema é desigual em algumas regiões. “O SUS funciona aquém de seu potencial. Mesmo com os investimentos não há o retorno esperado.” Ele revela que o concurso focou em localidades onde pode es constatar que o trabalho rende bons frutos. “Há hospitais modelos, e unidades onde a promoção da saúde aparece de maneira efetiva, o que é um dos pilares do SUS”, frisa.

Os participantes retrataram o carinho e o compromisso do médico, dentro do serviço público, com as crianças e pessoas em vulnerabilidade social.  Segundo Lacchini, tudo isso serviu para mostrar que o modelo pode funcionar muito bem em sua integralidade. “O sistema trouxe avanços significativos da década de 90 pra cá e de maneira positiva em todo o país. Nosso desejo é trazer para as pessoas o que o SUS pode se tonar.”

Dentre as oito fotografias concorrentes, a estudante do segundo período da Unifenas, Ingrid Santana Oliveira, venceu o concurso com imagem intitulada ‘Companheiros na saúde’. O prêmio foi uma câmera fotográfica Polaroide. Em segundo lugar ficou a aluna do nono período do UNI BH, Raíssa Teixeira Pinto, com a obra ‘Gratidão: o retrato do sistema que dá certo. Todos os participantes do congresso votaram.

2º lugar – Raíssa Teixeira Pinto

‘O SUS que deu certo’ fica em exposição durante todo o mês de outubro e traz também os seguintes autores e trabalhos: Gabriele Maria Braga
(1º período, UNI BH), ‘Atenção primária à saúde – Meio para reduzir o transtorno nas emergências’; Sabrina Barbosa da Silva (11º período, PUC MG), ‘Impulsionando sonhos’; Bruno Nascimento Moreira (10º período, UFMG), ‘Iluminar e Colorir’; Rafaela Scalia Fernandes
(7º Período, Faculdade de Medicina de Barbacena), ‘A sensibilidade e o respeito são as asas dos grandes médicos’; Ariana Carvalho Cerqueira de Andrade (9º período, UFMG), ‘Renascer ao Baile’; Bruna Oliveira (7º período, UFMG), ‘Cores que dão vida à UBS e às histórias dos pacientes’.

O Espaço Cultural Otto Cirne, funciona de 8h às 21h, de segunda a sábado, está localizado no hall de entrada da AMMG e é destinado à exposição de obras de arte de autoria de associados e seus dependentes. Médicos não associados e artistas não médicos podem utilizar o espaço, dependendo da disponibilidade na agenda. Interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação, pelo telefone (31) 3247 1608 ou e-mail comunicacao@ammg.org.br.

 

Serviços

A cada mês, o Espaço Cultural Otto Cirne abriga uma exposição de arte.

Onde:
O Espaço Cultural Otto Cirne está localizado no hall de entrada da Associação Médica de Minas Gerais, na Av. João Pinheiro, 161, Centro – Belo Horizonte.

Horário de Visitação
8h às 21h

Exposições:
São aceitas obras de arte de médicos associados e seus dependentes. Médicos não associados e artistas não médicos podem utilizar o espaço, dependendo da disponibilidade na agenda.

Mais informações: comunicacao@ammg.org.br / (31) 3247-1608

Agenda dos expositores
Janeiro Escola de Fotografia Studio3 – SESIMINAS
Fevereiro Samora Délcio
Março Samora Délcio
Abril Arnaldoh Martiinz
Maio Maria Helena e José Eustáquio
Junho
Julho Marcos Eduardo de Castro
Agosto Sérgio Ribeiro
Setembro Sérgio Ribeiro
Outubro SAMMG
Novembro Mario Teixeira
Dezembro