login
Primeiro acesso? Clique aqui

Este site foi desenvolvido com tecnologias avançadas para
lhe proporcionar uma experiência incrível.
Infelizmente, este navegador não é suportado

Sugerimos que você use o
Google Chrome para melhores resultados.

‘Expressionismo e Surrealismo’ se encontram no Otto Cirne

Patrícia Calmon traz ao Espaço Cultural Otto Cirne, no mês de agosto, peças expressionistas e surrealistas. Uma combinação de cores na técnica mista em acrílica, criada pela própria artista plástica, materializa a exposição ‘Expressionismo e Surrealismo’.

As artes a acompanham desde a infância, assim como a mediunidade que torna a sua sensibilidade ainda mais aguçada, conforme relata. Ela chegou a prestar vestibular para Belas Artes na UFMG. A não aprovação nada significou diante da artista que já havia se revelado de forma autodidata.

Calmon afirma que a criatividade é algo que também sempre se fez presente em sua trajetória. “Trabalhei como diretora de arte em agência de publicidade e passei a medicar às artes plásticas nos últimos 22 anos”, conta. Ao longo desse período, firmou-se como artista contemporânea.

Inspiração nunca foi problema, pois está disposta a produzir suas telas em qualquer momento do dia, no ateliê construído em sua residência. “Tenho liberdade para pintar e, na maior parte do tempo, pinto com as próprias mãos. Todo me inspira, mas minha mediunidade é o ponto alto para criar.”

Segundo Patrícia Calmon, sua obra pode ser legitimamente contextualizada dentro dos movimentos surrealistas, expressionistas futuristas e steampunk. Este último por se aproximar do trabalho do pintor e escultor suíço H. R. Giger, que ela tanto admira. “Giger fazia obras de uma estética fantasmagórica e surreal, e foi responsável pelo conceito do filme Alien”, explica.

Os pintores espanhóis Francisco de Goya e Salvador Dali figuram entre os queridos por Calmon que, igualmente, teve suas telas expostas em galerias pelo mundo. Como exemplo, cita os Estados Unidos, França, Holanda e Suíça. Ela sintetiza sua vida na arte afirmando que: “A tela é um universo em branco, quando começo a pintar me conecto com o divino”.

A mostra fica aberta ao público durante todo o mês de agosto, de 8h às 21h, de segunda a sábado, e as peças serão comercializadas. O Espaço Cultural Otto Cirne está localizado no hall de entrada da AMMG e é destinado à exposição de obras de arte de autoria de associados e seus dependentes. Médicos não associados e artistas não médicos podem utilizar o espaço, dependendo da disponibilidade na agenda. Interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação, pelo telefone (31) 3247 1608 ou e-mail comunicacao@ammg.org.br.

Entenda os movimentos:

O Expressionismo foi um movimento artístico e cultural de vanguarda surgido na Alemanha no início do século XX, transversal aos campos artísticos da arquitetura, artes plásticas, literatura, música, cinema, teatro, dança e fotografia.

O Surrealismo foi um movimento artístico e literário nascido em Paris na década de 1920, inserido no contexto das vanguardas que viriam a definir o modernismo no período entre as duas Grandes Guerras Mundiais.

O Steampunk também conhecido como Vapor Punk ou Tecnavapor é um subgênero da ficção científica, ou ficção especulativa, que ganhou fama no final dos anos 1980 e início dos anos 1990.


Confira mais sobre a artista em: patriciacalmon.com

Serviços

A cada mês, o Espaço Cultural Otto Cirne abriga uma exposição de arte.

OndeO Espaço Cultural Otto Cirne está localizado no hall de entrada da Associação Médica de Minas Gerais, na Av. João Pinheiro, 161, Centro – Belo Horizonte.
Horário de Visitação8h às 21h
ExposiçõesSão aceitas obras de arte de médicos associados e seus dependentes. Médicos não associados e artistas não médicos podem utilizar o espaço, dependendo da disponibilidade na agenda.
Mais informaçõescomunicacao@ammg.org.br / (31) 3247-1608
Agenda dos expositores
Mês
Artista
JaneiroArterial (Geraldo Lustosa)
FevereiroDaniel do Carmo
MarçoBrunno Coura
AbrilLourdes Cesar Drumond Silva
MaioAmélia Dolabela de Siqueira
JunhoConcurso de fotografias
JulhoGabriel Ferreira
AgostoPatrícia Calmon
SetembroJoilson
OutubroDr. Marcone
NovembroDr. Wallace Alves
DezembroÂngela Rosa