A Arte Naif visita o Espaço Cultural Otto Cirne no mês de julho por meio da exposição ‘Espontânea’. O artista plástico Marcos Castro apresenta coloridas telas em tinta acrílica, nas quais esboça cidades, casarios, paisagens, imagens sacras e o cotidiano das pessoas.
Também denominado de Arte Primitiva Moderna, o termo Naif pode ser interpretado como algo simples, desenvolvido por artistas sem preparo e conhecimento das técnicas acadêmicas. Castro considera sua arte primitiva e ingênua, e seu modo de pintar foi aprimorado de forma autodidata.
Desde criança, as artes rondavam a vida de Marcos Castro. Mineiro de Belo Horizonte, é filho do arquiteto e pintor Virgílio de Castro. “Sempre admirei o trabalho do meu pai e na eu infância já pintava algumas coisas. No entanto, cursei engenharia, aposentando-me desta atividade em 2012”, conta.
Entre idas e vindas à capital mineira, mudou-se para Montes Claros em 1989, onde ainda reside. Castro revela que passou a se dedicar à pintura somente em 2014, quando começou a sentir falta de algo para fazer. “O período coincidiu com minha primeira exposição em Montes Claros e produzi, profissionalmente, cerca de 20 telas.”
O incentivo das pessoas que viram suas obras foi fundamental para que continuasse: “Aprendi sozinho a pintar e me interessei pelo desenho Naif mesmo sem saber o que era, pelo pouco tempo de divulgação no Brasil”, explica. Em ateliê em sua casa, prefere produzir pela manhã e afirma se inspirar na observação do que vê na paisagem e na TV: “Foco naquela ideia e dali produzo uma tela”, destaca.
Os mineiros Carlos Bracher e Inimá de Paula estão entre os seus artistas plásticos preferidos. Além destes, admira a pintora paulista Tarsila do Amaral, e o escultor e pintor espanhol Joan Miró. Pela primeira vez na Associação Médica de Minas Gerais, já expos em outras cidades mineiras como: Itabira, Ouro Preto, e Tiradentes.
‘Espontânea’ ficará exposta até o final do mês de julho, de 8h às 21h, de segunda a sábado, e as obras serão comercializadas. O Espaço Cultural Otto Cirne está localizado no hall de entrada da AMMG e é destinado à exposição de obras de arte de autoria de associados e seus dependentes. Médicos não associados e artistas não médicos podem utilizar o espaço, dependendo da disponibilidade na agenda. Interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação, pelo telefone (31) 3247 1608 ou e-mail comunicacao@ammg.org.br.