Espaço Cultural recebe ‘Suturas’
Literalmente ou não, todo ser humano um dia precisou ser costurado para fechar uma cicatriz aberta acidentalmente ou provocada pelo tempo. Sobre essas experiências Ana Maria Xavier apresenta a mostra ‘Suturas’, com pinturas, gravuras e cerâmicas, nas técnicas aquarela, acrílica e assemblagem (colagem de cerâmica, retalhos e outros), durante o mês de dezembro, no Espaço Cultural Otto Cirne.
Para a exposição ‘Suturas’, ela explica que reuniu diversos trabalhos nos quais os expectadores poderão ver além do significado da palavra como uma costura em cirurgia. “Uso a sutura na arte para exemplificar como podemos juntar, remendar, renovar e reviver sentimentos, como é possível recriar, dar novos sentidos, recomeçar. Espero despertar algo nas pessoas com o meu trabalho.”
Mineira de Corinto, foi criada em uma fazenda rodeada de mulheres. Segundo ela, todas bordavam e costuravam. “Cresci em um universo muito feminino. Nasci em uma casa de artistas, onde todo mundo fazia de tudo. As bonecas foram minhas modelos para os bordados que eram feitos sem nenhuma visão estética.”
Ana Maria revela que escolha a profissão foi diretamente influenciada por seu contato com arte desde a infância. “Quando chegou a hora de definir uma carreira fui para as artes plásticas. Graduei-me na Escola Guignard. Após 20 anos, retornei para uma pós-graduação”. Hoje sigo inspirada nas mulheres da minha família, no bordado, nos tecidos, na agulha e na costura.”
Com estilo considerado contemporâneo, ela afirma admirar especialmente os artistas que trabalham com cerâmica de maneira tradicional, algo que ela conta ter usado como fisioterapia quando fraturou a mão. “Inclusive faço parte de um grupo que estuda cerâmica ancestral, por exemplo, como era feito um pote há três mil anos.”
As obras da mostra ‘Sutura’ serão comercializadas e ficam expostas até o final de dezembro, de 8h às 21h, de segunda a sábado. O Espaço Cultural Otto Cirne está localizado no hall de entrada do Centro de Convenções e Eventos da AMMG e é destinado à exposição de obras de arte de autoria de associados e seus dependentes.
Médicos não associados e artistas não médicos podem utilizar o espaço, dependendo da disponibilidade na agenda. Interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação, pelo telefone (31) 3247 1608 ou e-mail comunicacao@ammg.org.br.