login
Primeiro acesso? Clique aqui

Este site foi desenvolvido com tecnologias avançadas para
lhe proporcionar uma experiência incrível.
Infelizmente, este navegador não é suportado

Sugerimos que você use o
Google Chrome para melhores resultados.

‘Cumplicidade’ abrilhanta ‘Otto Cirne’

2017-OC-abrNo mês de março, o Espaço Cultural Otto Cirne recebe as obras da artista plástica Valdete Lino. Com a mostra ‘Cumplicidade’, ela apresenta uma série de pinturas em óleo sobre tela, tinta acrílica e textura.

O nome da exposição, segundo nota da artista*, está relacionado às situações avassaladoras da vida que nos cobram posicionamentos. Ela entende a cumplicidade como uma engrenagem que nos faz coniventes e colaboradores, na dor ou na alegria.

O gosto pelas artes a acompanha desde a infância, quando já nutria amor pelos desenhos e pinturas. “Na adolescência, comecei a estudar. Mas encontrei resistência dentro da própria família, porque, na época, ser artista não era visto com bons olhos”, revela. Somente na fase adulta pode retomar os estudos e se formou em artes plásticas pela Escola Guignard.

Antes de se dedicar totalmente à atividade artística, Valdete Lino usou seus conhecimentos oriundos da formação como docente e ministrou aulas de artes e português. “Como professora, sempre busquei fazer diferente, por pensar que ajudaria o aluno a aprender melhor. Incluía música e teatro dentro da classe.”

Sua inspiração é a vida! Ela afirma buscar a natureza e a figuração humana. Sobre estilo, gosta de todos, o que, em sua opinião, gera até certa dificuldade ao produzir as peças. “No momento estou usando mais a abstração em minhas telas”, conta. Entre as figuras que admira, está a pintora e desenhista brasileira Tarsila do Amaral.

Embora atualmente esteja voltada somente para as artes, considera difícil a tarefa de sobrevier exclusivamente disto: “Arte é paixão. Todo artista precisa ter seu sustento”. Pela primeira vez na Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), irá comercializar as telas que já passaram por outras exposições na capital mineira.

‘Cumplicidade’ fica em exposição até o final do mês de março. O Espaço Cultural Otto Cirne está localizado no hall de entrada da AMMG e é destinado à exposição de obras de arte de autoria de associados e seus dependentes. Médicos não associados e artistas não médicos podem utilizar o espaço, dependendo da disponibilidade na agenda. Interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação, pelo telefone (31) 3247 1608 ou e-mail comunicacao@ammg.org.br.

*Nota da artista

“Em minhas telas busquei a cumplicidade inerente à vida presente no cotidiano, no universo, na sutileza dos gestos, das cores, da música e do movimento que permeia cada momento. Busquei retratar situações avassaladoras, previsíveis ou não, onde estamos expostos, nos cobrando posicionamentos. Busquei falar do silêncio contido de fé e esperança, seguido da meditação, onde corpo e mente se tornam cúmplices na intenção do suportar, esperar e superar no encontro do alento e da calma, aplacando mágoas e cedendo espaço ao sorriso cercado de honestidade. Entendo a cumplicidade em todo contexto da dor e da alegria, como engrenagem que nos faz coniventes e colaboradores. É o lugar sincero onde marcamos nossa trajetória e protagonizamos a história.”

Serviços

A cada mês, o Espaço Cultural Otto Cirne abriga uma exposição de arte.

Onde:
O Espaço Cultural Otto Cirne está localizado no hall de entrada da Associação Médica de Minas Gerais, na Av. João Pinheiro, 161, Centro – Belo Horizonte.

Horário de Visitação
8h às 21h

Exposições:
São aceitas obras de arte de médicos associados e seus dependentes. Médicos não associados e artistas não médicos podem utilizar o espaço, dependendo da disponibilidade na agenda.

Mais informações: comunicacao@ammg.org.br / (31) 3247-1608

Agenda dos expositores
X