login
Primeiro acesso? Clique aqui

Este site foi desenvolvido com tecnologias avançadas para
lhe proporcionar uma experiência incrível.
Infelizmente, este navegador não é suportado

Sugerimos que você use o
Google Chrome para melhores resultados.

Carlos Bracher expõe no Otto Cirne

O Espaço Cultural Otto Cirne recebe, durante o mês de junho, as obras de Carlos Bracher. Intitulada ‘Um pouco de Ouro Preto e flores’, a exposição, que marca a XXI Jornada Mineira de Psiquiatria, revela as impressões do artista plástico sobre a cidade que escolheu para viver.

Premiadíssimo, Bracher construiu uma sólida carreira nacional e internacional. Estudou com importantes nomes do mundo das artes, como a polonesa Fayga Ostrower e o brasileiro Inimá de Paula. Suas telas visitaram diversos museus: Museu de Arte de São Paulo (Masp); Museu Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro); e Museu de Arte Contemporânea (Curitiba).

O artista também é reconhecido por pintar, predominantemente, as igrejas barrocas e o casario colonial mineiro, muito comuns em Ouro Preto e em outros municípios de Minas Gerais. Ele é um dos pintores que mais expos no exterior. Suas telas foram vistas no Chile, Estados Unidos, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Itália, Jamaica, Paraguai, Portugal e Uruguai.

Com mais de seis décadas em atividade, Carlos Bracher foi, e ainda é, elogiado por celebres representantes da cultura (veja os depoimentos no final do texto). ‘Um pouco de Ouro Preto e flores’ fica exposta durante todo o mês de junho, de 8h às 21h, de segunda a sábado. O Espaço Cultural Otto Cirne está localizado no hall de entrada da AMMG e é destinado à exposição de obras de arte de autoria de associados e seus dependentes.

Médicos não associados e artistas não médicos podem utilizar o espaço, dependendo da disponibilidade na agenda. Interessados devem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação, pelo telefone (31) 3247 1608 ou e-mail comunicacao@ammg.org.br.


CRÍTICAS NACIONAIS

 “Encontrei-me com Minas Gerais através da pintura de Carlos Bracher. É o maior elogio que, de coração, lhe posso fazer. Viva Minas.”

Carlos Drummond de Andrade

 “A Bahia vai finalmente conhecer e amar a obra de um dos grandes da pintura brasileira contemporânea. Mineiro de Juiz de Fora (em sua pintura, o poeta Carlos Drummond reencontra Minas), paisagista incomparável, retratista de força indômita (“A tua mão, pintor, e a fúria tua pincelando meu rosto” – canta Affonso Romano de Sant’Anna num poema sobre a pintura de Carlos), autor de naturezas-mortas onde violinos, as flores e os jarros se harmonizam na cor de Ouro Preto, ouro e sangue misturados. Que dizer desse mestre brasileiro? (…)”

Jorge Amado

 “(…) Inquieto por temperamento, Bracher não usa de cautela e cuidados para realizar seus quadros. Joga-se neles, seguro de seu domínio técnico, num mergulho definitivo, de que pode ou não resultar a obra satisfatória. Se não resulta, apaga tudo e começa de novo, com o mesmo ímpeto, movido pela necessidade de colher a beleza no mesmo momento em que ela, fustigada, emerge à luz (…)”

Ferreira Gullar


Confira algumas das obras:

Serviços

A cada mês, o Espaço Cultural Otto Cirne abriga uma exposição de arte.

OndeO Espaço Cultural Otto Cirne está localizado no hall de entrada da Associação Médica de Minas Gerais, na Av. João Pinheiro, 161, Centro – Belo Horizonte.
Horário de Visitação8h às 21h
ExposiçõesSão aceitas obras de arte de médicos associados e seus dependentes. Médicos não associados e artistas não médicos podem utilizar o espaço, dependendo da disponibilidade na agenda.
Mais informaçõescomunicacao@ammg.org.br / (31) 3247-1608
Agenda dos expositores
Mês
Artista
JaneiroArterial (Geraldo Lustosa)
FevereiroDaniel do Carmo
MarçoBrunno Coura
AbrilLourdes Cesar Drumond Silva
MaioAmélia Dolabela de Siqueira
JunhoConcurso de fotografias
JulhoGabriel Ferreira
AgostoPatrícia Calmon
SetembroJoilson
OutubroDr. Marcone
NovembroDr. Wallace Alves
DezembroÂngela Rosa