Telemedicina: implicações atuais e seu futuro
A Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) realizou no dia 28 de abril, o Webinar com o tema Telemedicina: implicações atuais e seu futuro. O encontro contou com a participação online de diversos médicos do Estado. Como palestrantes, a presidente da AMMG e conselheira do Conselho Federal de Medicina (CFM), Maria Inês de Miranda Lima; o vice-presidente da AMMG e 1° secretário do Conselheiro do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM MG), Fábio Guerra; o diretor Científico da AMMG, Agnaldo Soares; o diretor do Exercício Profissional da AMMG e diretor da Associação Médica Brasileira (AMB), Márcio Fortini e o diretor adjunto Financeiro da AMMG, Alcebíades Leal Filho.
A presidente da AMMG abriu a conferência falando da importância em se discutir o tema, tão relevante, sobretudo, em tempos de pandemia, trazendo à baile o uso da medicina à distância, suas normatizações e todos os riscos e problemas que podem vir ainda a serem enfrentados pós-pandemia por meio da ferramenta.
Guerra apresentou os dados atualizados e ressaltou a necessidade de se ter uma normatização adequada para valorizar a relação médico do paciente, pautada sempre na segurança e sigilo das informações. “A pandemia entrou no meio do caminho e trouxe as discussões um novo tom, sendo um dos grandes focos a questão da valoração que deve ser praticada sem distinção das consultas presenciais.”
Em consenso, todos falaram da importância das entidades em nível nacional e regional se unirem, colocarem na mesa os riscos e orientarem os colegas de como proceder em algo ainda novo, e que no futuro, será uma tendência da vida moderna que deve estar sempre pautada nas normas éticas e segura para ambas as partes.
Veja os dados sobre a Telemedicina
Telemedicina implicações atuais e seu futuro