Minas Gerais enfrenta surto de Conjuntivite
Veja as recomendações da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Secretaria Municipal de Saúde, Diretoria de Promoção à Saúde, Vigilância Epidemiológica e Gerência de Vigilância Epidemiológica publicam nota técnica com orientações ao profissionais de saúde sobre surto de conjuntivite.
Em Minas, os dados de surtos de conjuntivite estão separados pelas 28 Regionais de Saúde, que incluem todos os municípios do estado. As ocorrências na regional de Divinópolis equivalem a mais de 30% das notificações este ano. A cidade com o maior número na Região Centro-Oeste é São Gonçalo do Pará, com 24 casos. O outro município com surto notificado foi Paiva, que faz parte da Regional de Saúde de Barbacena, na Região Central de Minas, que notificou 17 surtos.
Olhos avermelhados e lacrimejantes; pálpebras inchadas e avermelhadas; secreção esbranquiçada e sensação de areia nos olhos. Estes são os principais sintomas da conjuntivite, que já provocou 82 surtos em Minas Gerais só nos dois primeiros meses e começo de março deste ano. Para se ter ideia, em 2017, foram notificados à Secretaria de Estado de Saúde (SES) um total de 180 surtos. De acordo com a pasta, “um surto é quando há o aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica, além da normalidade".
Veja orientações:
NT5.2018.Orientações surtos de conjuntivite