Simulado chama atenção
Na manhã desta quinta-feira, 6 de outubro, a Associação Brasileira de Medicina de Emergência – Regional Minas Gerais realizou a III Ação Abramede MG para a comunidade. No Centro de Convenções e Eventos da Associação Médica de Minas Gerais (Cencon AMMG), equipes multidisciplinares de profissionais da área de saúde promoveram treinamento de primeiros socorros. Massagem cardíaca, uso do desfibrilador, manobra de desengasgo foram ensinados aos participantes.
Em frente ao Cencon AMMG, foi montada toda uma estrutura para o simulado de socorro às vítimas de trânsito. A situação demonstrada foi um atropelamento de uma ciclista por um carro desgovernado, que acabou se chocando com um poste. Os atores, maquiados com ferimentos graves, receberam o primeiro atendimento ainda na pista. A atividade chamou a atenção de quem passou pela Avenida João Pinheiro e se deparou com ambulâncias do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) e da Unimed BH, e carros do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).
No período da tarde ocorreu a abertura do I Congresso de Atendimento Pré-Hospitalar da Abramede MG. O diretor de Assuntos do Interior da Associação Médica de Minas Gerais, Lincoln Lopes Ferreira, participou da solenidade. Com o objetivo de gerar discussões muito importantes e necessárias para o avanço da medicina de emergência em no estado, o encontro está sendo realizado no Cencon AMMG, até dia 8 de outubro, e é promovido pela Abramede MG.
A presidente da Abramede MG e diretora da AMMG, Maria Aparecida Braga, abriu a solenidade. Entre as autoridades presentes estão: a presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, Ivana Raimunda de Menezes Melo, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccharetti, e a secretária Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Cláudia Navarro, o coronel do Estado Maior do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Elton Dias, a presidente da Sociedade dos Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais, Carolina Tolentino. O Congresso tem como presidente o médico emergencista André Brandão.
As ações foram realizadas em parceria com a AMMG, CBMMG, Samu e Unimed-BH.