[tribulant_slideshow post_id="1678"]
Fotos: Clóvis Campos
A edição especial do projeto ‘Terça Cultural’ recebeu, no dia 18 de outubro, a ‘Happy Feet Jazz Band’, abrindo a ‘Semana do Médico’ em grande estilo, no Teatro Oromar Moreira, sede da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG). O vice-presidente da AMMG, Gabriel de Almeida Silva Júnior, deu às boas-vindas e parabenizou a classe pelo seu dia. A diretora científica da entidade, Luciana Costa, apresentou a banda e afirmou: “Nada melhor do que iniciar as celebrações com música de boa qualidade”.
Como o próprio nome da banda sugere, pois a expressão inglesa ‘happy feet’ significa ‘pés dançantes’, 12 músicos balançaram as estruturas do Teatro ao som de clássicos do jazz. A pista improvisada levou um casal a se esbaldar. O reumatologista Boris Afonso Cruz e sua esposa Helena Cruz, que há quatro meses fazem aula de dança, abrilhantaram a apresentação com passos bem sincronizados no ritmo das canções. O diretor de Defesa do Exercício Profissional da AMMG, Márcio Fortini, também se divertiu bailando com o par do colega reumatologista.
O ritmo Jazz, originalmente de Nova Orleans (EUA), nasceu no começo do século XX e teve o seu boom entre as décadas de 30 e 50. Dentre os nomes preferidos da banda estão os norte-americanos que despontarem nessa mesma época como: Ella Fitzgerald, Count Basie, Dean Martin, Duke Ellington, Frank Sinatra, Harry James, Louis Armstrong e Louis Prima. Com instrumentos e vocais, executaram um repertório selecionado que fez o público aplaudir de pé durante vários momentos.
A psicóloga e conselheira de saúde, Jussara Silva Ferreira, considerou a apresentação primorosa: “Jazz clássico, canto e até dançarinos profissionais! Sensacional!”. Ela completou dizendo “desde a programação musical, a técnica artística e o capricho marcaram o bom gosto e o alto astral da noite memorável”. O angiologista Ernesto Lentz, que acompanha todas as edições do ‘Terça Cultural’, gostou muito da banda e concluiu: “Vocês arrebentaram!”
Representantes do grupo ‘Pérolas de Minas’, que apoia mulheres que já tiveram câncer de mama ou ainda estão em tratamento, vieram prestigiar o momento. Ana Carolina Calabro Queiroga, umas das fundadoras, elogiou a iniciativa da AMMG e pretende vir a outras edições. Marcelo Costa, um dos criadores da Happy Feet Jazz Band, ao final da performance, agradeceu aos presentes e foi enfático ao dizer que, em sua opinião, o Teatro oferece uma excelente estrutura. “Foi uma honra nos apresentar aqui, especialmente para médicos, profissionais com os quais já convivemos em formaturas do curso e em congressos”, contou.
As apresentações do ‘Terça Cultural’ são gratuitas e direcionadas a médicos e a população em geral. O projeto abre mais um espaço para discussões que vão além da medicina e oferece temas que transitam por diversas formas da arte. A edição especial contou com o apoio do diretor Financeiro Adjunto da AMMG, Luiz Carlos Molinari Gomes, que fez o convite oficial para a banda de jazz.