I Workshop sobre Segurança do Paciente
Desde o dia 1º de abril de 2013, no Brasil, todos os hospitais são obrigados a manter um núcleo de Segurança do Paciente de acordo o Programa de “segurança do paciente”, por meio da Portaria do Ministério da Saúde de nº 529.
Em comemoração ao quarto aniversário da norma foi realizado na sede da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), no dia 1º (sábado), o I Workshop da Comissão Permanente sobre Segurança do Paciente: precisamos conversar sobre segurança do paciente.
Na abertura do evento, o diretor adjunto de comunicação da Associação, Paulo Bastianetto, ressaltou a importância de trazer o debate à casa do médico e do envolvimento multidisciplinar nas discussões.
De acordo com o presidente da Comissão, Breno Figueiredo Gomes, todos os hospitais brasileiros são obrigados a terem em sua estrutura organizacional um Núcleo de Segurança do Paciente, que trabalha exatamente com o foco na avaliação e no tratamento de qualquer evento indesejado que venha a existir, objetivando melhorar a qualidade e, consequentemente, a segurança do paciente.
O encontro ainda contou com a participação da médica, fellow da Sociedade Internacional de Qualidade, membro da National Patient Safety Foudantion e coordenadora de Qualidade e Segurança do Paciente da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPMD) Afiliadas, Maria Dolabela Magalhães.
Fotos: Clóvis Campos
[tribulant_slideshow post_id="2380"]