Reflexões sobre a vida e a morte
AMMG Cultural, no dia 19 de outubro, traz a filósofa Lúcia Helena Galvão em Belo Horizonte
‘Perceber que o ganho de poder sobre o tempo gera um ganho não apenas de quantidade, mas de qualidade de vida. Sonhos têm a ver com realização, amor, felicidade."
"Que só valorizamos algo que temos a vida inteira quando perdemos’, são alguns exercícios de pensamento durante o AMMG Cultural: Reflexões sobre a vida e a morte.
A palestra, com a Filósofa Lúcia Helena, acontece dia 19 de outubro (sábado), às 8h30, no Centro de Convenções e Eventos da Associação Médica de Minas Gerais (Cencon AMMG).
O encontro comemora no mês de outubro, o Dia do Médico e também o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos.
No dia, haverá também a participação da presidente da Sociedade de Tanatologia e Cuidados Paliativos de Minas Gerais (Sotamig), Sarah Ananda Gomes.
Aberto ao público, o encontro tem como temas principais:
- A ‘Qualidade de vida e manejo do tempo: o desafio dos médicos e seus pacientes’
- ‘A arte de viver tendo a morte como conselheira’.
De acordo com Lúcia, quando nos colocamos frente a frente com a morte temos uma percepção do que é válido em nossa história.
“Trazendo para o tempo presente, hierarquizamos a nossa vida. Valorizamos de fato aquilo que realmente importa, o ser e não o ter”, explica a filósofa.
Para o diretor de Promoções Culturais da AMMG, Marconi Gomes, existe um grande desafio do manejo do tempo, voltado para a experiência do médico.
Ela se relaciona, portanto, "à necessidade de também fazermos aquilo que indicamos ou deveríamos indicar para todos os pacientes, sobretudo, em relação ao":
- Bem estar, voltado à realização pessoal;
- Identificação de propósito de vida;
- Autoestima;
- Cuidado com o corpo;
- Relações interpessoais positivas;
- Autoconhecimento;
- Ideal de autonomia.
Gomes explica que por esses motivos, ocorrerá, também na data deste evento, o lançamento da iniciativa conjunta da AMMG, CRM MG e Sinmed MG: ‘O médico além do trabalho: um movimento pelo seu bem- estar’.
“Esse movimento tem como objetivo, portanto, identificar o perfil da população médica de Minas, quanto à sua interação com o trabalho e sua qualidade de vida, além de promover ações práticas que possam resultar na melhoria do bem-estar médico.”
Sobre a Filósofa
Professora voluntária na organização filosófica Nova Acrópole, instituição que se dedica ao ensino de filosofia de forma prática e vivencial em todo o mundo.
Lúcia tem mais de 180 palestras publicadas no canal do YouTube ‘Nova Acrópole Brasil’.
Ministra também. diversas palestras e cursos em todo o Brasil, em empresas e órgãos públicos.
Autora de quatro livros, que versam sobre reflexões filosóficas e poesias: Canções para despertar; Instantes de um tempo interior; Observações matinais; Sonhos trilhando o tempo.
AMMG Cultural
Palestra: Reflexões sobre a vida e a morte
Data: 19 de outubro
Horário: 8h30
Local: Centro de Convenções e Eventos da AMMG. Avenida João Pinheiro 161, Centro, Belo Horizonte. Inscrições: https://www.sympla.com.br/ammg-cultural----reflexoes-sobre-a-vida-e-a-morte__643089