De autoria do deputado Doutor Wilson Batista (PSD), o Projeto de Lei (PL) 367/15 estabelece o prazo máximo de 30 dias para que pacientes com suspeita de câncer realizem os exames de diagnóstico pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e aguarda sanção do Governo.
Conforme relatou o deputado, o objetivo é acelerar a realização dos principais exames e biópsias que identificam o câncer em pacientes com suspeita da neoplasia maligna, como forma de antecipar o tratamento e garantir melhores resultados. “Desta forma aumentaremos as chances de cura com o diagnóstico precoce. A alta mortalidade pela doença no Brasil se dá pelo tempo que o paciente leva para descobri-la. A literatura médica mostra que, em grande parte dos casos, quanto mais cedo é feito o diagnóstico, maiores são as possibilidades de cura, e é isso que queremos”, enfatizou o parlamentar. Ele também destaca a redução dos custos com cirurgias e tratamentos tardios. “A medida além de beneficiar os pacientes, auxilia também o sistema de saúde”.
O presidente da Associação Médica de Minas Gerais, Lincoln Lopes Ferreira, parabenizou pela iniciativa e disse que a entidade apoia os projetos que visam à melhoria da assistência e da saúde da população.
O deputado Wilson Batista à frente de uma unidade móvel de prevenção adquirida pelo Hospital do Câncer de Muriaé, com recursos da emenda. Esta unidade percorre os municípios da Zona da Mata mineira realizando exames de mamografia, PSA e Papanicolau, em parceria com as secretarias municipais de saúde.