O Projeto ‘O médico além do trabalho: um movimento pelo seu bem-estar' precisa da sua participação. Acesse o questionário: AQUI
O lançamento da iniciativa, idealizada pela Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), o Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM MG) e o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmend MG), aconteceu no dia 18 de outubro.
A coordenadora do projeto, Walneia Cristina de Almeida Moreira, conta que, portanto, a motivação para a criação desta iniciativa baseou-se nos dados publicados sobre índices elevados de adoecimento mental entre os médicos.
Segundo ela, isso vem se manifestando, portanto, em forma de quadros de depressão, ansiedade, alcoolismo, abuso de substâncias psicoativas, estresse e Síndrome de Burnout.
O objetivo do projeto também é constituir um movimento que permita o engajamento dos médicos e médicas, de acordo com os seus interesses e disponibilidades.
Assim, propõe o desenvolvimento de um conjunto de iniciativas destinadas à promoção da saúde e o bem-estar da categoria.
Conheça a equipe do projeto “O médico além do trabalho: um movimento pelo seu bem-estar”:
- Walneia Cristina de Almeida Moreira – Coordenação (diretora de Saúde do Trabalhador Sinmed-MG)
- Ana Claudia de Queiroz (Conselheira Fiscal Sinmed-MG)
- Elizabeth Costa Dias (UFMG e AMM)
- Fabíola Tatiana de Souza (AMIMT)
- Luisa Alves Basques (Médica do Trabalho AMIMT)
- Marconi Gomes (SMME/AMMG)
- Maria Mercedes Zucheratto (diretora Saúde Suplementar Sinmed-MG)
- Sarah Gomes (presidente Sotamig/AMMG)
Participe do questionário
Para o estudo inicial, portanto, o projeto utiliza o instrumento “Questionário de perfil socioeconômico e o WHOQOL-bref”, segundo os procotolos e preceitos éticas de pesquisa.