Em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Setembro Amarelo foi trazido para o Brasil em 2014 e ganhou projeção nacional ao trazer informações corretas sobre o óbito por suicídio e como evitá-lo. Além disso, lembrou a todos que a prevenção passa pelo tratamento adequado das doenças mentais que levam a esta triste realidade: cerca de 96,8% dos suicídios estão relacionados a um transtorno psiquiátrico sem acompanhamento médico.
Para diminuir o preconceito em relação ao tema, a Associação Brasileira de Pisquiatria (ABP) concentra durante o próximo mês as suas principais ações voltadas ao assunto. A prevenção ao suicídio acontece durante todo o ano, mas ganha visibilidade em setembro, quando a cor amarela passa a ser símbolo do combate ao estigma.
Para participar conosco, acesse o site oficial da campanha: www.setembroamarelo.com. Na página, estão disponíveis materiais para download gratuito e as Diretrizes de Participação na Campanha para cada público: federadas, associados, instituições, empresas privadas e outros.
Em 2020, não basta falar: é preciso agir! Junte-se à ABP na campanha Setembro Amarelo®!
Webinar Sociedade Mineira de Psiquiatria
Webinar Sociedade Mineira de Psiquiatria
Em Minas, além do IX Congresso Latino-Americano de Prevenção ao Suicídio, será realizado amanhã, dia 2 de setembro, um webinar sobre o ‘Setembro Amarelo’, como tema: A depressão e o seu tratamento na pandemia.
Nos últimos anos diversas foram as atividades realizadas no decorrer do mês de setembro. Além disso, as instituições estamparam a cor amarela nas ações desenvolvidas, inclusive nos prédios e monumentos públicos, objetivando dar maior visibilidade à causa.
Fontes: ABP e AMP