login
Primeiro acesso? Clique aqui

Este site foi desenvolvido com tecnologias avançadas para
lhe proporcionar uma experiência incrível.
Infelizmente, este navegador não é suportado

Sugerimos que você use o
Google Chrome para melhores resultados.

Valorização do Médico

26 de janeiro de 2022

A campanha ‘Valorize o trabalho médico, exija boas condições de trabalho’, lançada pelo Sindicato dos Médicos de Minas Gerais, a Associação Médica de Minas Gerais e o Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais em dezembro/2021, continua firme em seu propósito de defender a categoria e cuidar do médico.

 

E hoje, as entidades medicas querem reforçar um assunto frequente e que afeta a categoria médica em todo o país: a violência contra os médicos.

 

Episódios de agressões físicas, verbas, morais e psicológicas são constantes e as entidades médicas sempre são procuradas com denúncias e relatos de médicos que sofrem com essas pressões no seu local de trabalho.

 

A pesquisa ‘Condições de Trabalho dos Profissionais de Saúde no Contexto da Covid-19’, realizada pela Fiocruz em todo o território nacional em 2020, revela que a pandemia ampliou, ainda mais os casos de violência contra médicos e outros profissionais da saúde. O estudo evidencia que 40% dos entrevistados sofreram algum tipo de violência em seu ambiente de trabalho. E essa é só uma amostra da realidade do país.

 

Em Belo Horizonte, nos últimos meses os relatos de agressões contra médicos de UPAs tornou-se um alvo da mídia, deixando os profissionais temerosos e expostos nos locais de trabalho.

 

Isso tudo afeta diretamente a rotina dos médicos e até da própria unidade de saúde. As consequências podem ser sequelas físicas e psicológicas para as vítimas e até estruturais para unidade de atendimento.

 

Por isso, as entidades médicas se unem contra a falta de segurança dos profissionais da saúde que, além de enfrentarem sérios problemas nas condições de trabalho como falta de estrutura e de equipes completas, ainda precisam ser submetidos ao descaso e à violência nas unidades de saúde.

Denuncie! Estamos juntos nessa campanha!

 

Canais de apoio ao médico:

  • Departamento Jurídico do Sinmed MG (Defesa Profissional, Direito Trabalhista, Direito Tributário, Direito Previdenciário, Direito de Família ou Consumerista): WhatsApp (31) 99302-0106
  • Departamento de Campanhas Sindicais do Sinmed MG: WhatsApp (31)98469 7514
  • Núcleo de Combate ao Exercício Ilegal da Medicina do Sinmed-MG: (31) 99302 0106
  • Denúncias Ético-Profissionais do CRM-MG: (31) 3248 7700
  • Relacionamento com Associado AMMG, Comissão Estadual de Defesa Profissional da AMMG: 31 3247 1631.