A Fiocruz está realizando a pesquisa nacional para conhecer as condições de vida e trabalho de médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e fisioterapeutas que atuam diretamente na assistência e no combate à pandemia do novo coronavírus. Acesse: “Condições de Trabalho dos Profissionais de Saúde no Contexto da Covid-19 no Brasil”
Em Minas Gerais, o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG) é uma das entidades apoiadora dessa pesquisa que visa compreender o ambiente e a jornada de atividade, o vínculo com a instituição, a vida do profissional na pré-pandemia e as consequências do atual processo de trabalho, envolvendo aspectos físicos, emocionais e psíquicos desse contingente profissional.
Incentivamos a participação dos médicos e demais colegas da área de saúde nessa iniciativa pois acredita ser essencial conhecer a realidade do trabalho médico e buscar, junto com as outras entidades parceiras da pesquisa, estratégias que ajudem os profissionais da saúde neste momento de pandemia da Covid-19.
Mesmo diante de um cenário de pandemia, observamos denúncias e relatos de profissionais que estão em situação de precarização do vínculo de trabalho, salários atrasados, insegurança e sobrecarga de trabalho que geram stress, adoecimento e desgastes físicos e psíquicos. Conhecer a realidade desse profissional contribuirá para o direcionamento de ações, estratégias e políticas públicas que promovam a melhoria das condições de trabalho das categorias atuantes no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. “A participação dos profissionais é muito importante para delinearmos o cenário atual”, afirma a pesquisadora da Fiocruz Maria Helena Machado, coordenadora do estudo.
Para responder ao questionário: é simples e leva de 10 a 15 minutos para ser totalmente preenchido. A identidade do participante será preservada. Acesse o link e divulgue para os colegas!
Fonte: Assessoria Sinmed MG