Nesta quinta-feira, oito de fevereiro, acontece a palestra "Transplantes de órgãos: A experiência brasileira", com a cardiologista e coordenadora do Programa de Insuficiência Cardíaca e Transplante Cardíaco do Hospital das Clínicas da UFMG, Maria da Consolação Vieira Moreira. Ela aborda a situação atual do transplante de órgãos no Brasil e no mundo, que é uma experiência exitosa, capaz de salvar muitas vidas. A palestra ocorre das 10h às 10h50, no miniauditório do Conservatório UFMG. A entrada é franca, limitada à capacidade do espaço.
Na palestra, a cardiologista informará sobre a importância do transplante de órgãos, esclarecendo a necessidade das sociedade médicas, científicas, instituições governamentais e da sociedade geral em abraçar esta causa, além de incentivar as doações, sem as quais não é possível acontecer o transplante. "O transplante de órgãos é um dos maiores sucessos da medicina, mas ele depende de muitos fatores, como a infraestrutura e, principalmente, a doação. Um doador pode salvar muitas vidas", afirma que a professora, que também irá explicar as principais dificuldades que esse procedimento sofre.
O evento integra a edição 2018 do Festival de Verão da UFMG, com programação gratuita diversificada, incluindo espetáculos de teatro, dança, intervenção, exposição, um ciclo de palestras e a festa Encorpore-se no encerramento.