login
Primeiro acesso? Clique aqui

Este site foi desenvolvido com tecnologias avançadas para
lhe proporcionar uma experiência incrível.
Infelizmente, este navegador não é suportado

Sugerimos que você use o
Google Chrome para melhores resultados.

Nota de Manifesto SMU

19 de fevereiro de 2021

Nota de Manifesto

A Sociedade Médica de Uberlândia vem a público externar inicialmente o respeito e eterna gratidão aos esforços, comprometimento e dedicação de todos os Profissionais de Saúde que, estão a quase um ano, enfrentando diuturnamente está trágica epidemia do Covid19. Alguns com o sacrifício da própria vida, no cumprimento do seu juramento de assistir o próximo, expressamos aqui, mais uma vez, o nosso reconhecimento e profundo pesar a seus familiares.

A Covid 19 é uma patologia nova de comportamento variável e com frequentes mutações, se comportando com uma nova doença a cada onda. No esforço mundial de combater esta epidemia surgem a todo momento propostas de novos tratamentos e procedimentos para prevenir ou combater a doença. Infelizmente várias destas terapias não se confirmaram ao longo do tempo e com o avançar dos estudos, algumas se mostraram ineficazes e outras por vezes, ainda demonstraram malefícios ao doente.

Diante do seu compromisso com a Vida e com a saúde, a Sociedade Médica de Uberlândia vem a público esclarecer que a avaliação do uso de qualquer medicamento fora de sua indicação aprovada (off-label) deve ser uma decisão individual do médico, analisando caso a caso e compartilhando os possíveis benefícios e riscos com o paciente, sendo vedado a publicidade sobre tal conduta.

Conforme disposto no primeiro capítulo do Código de Ética Médica, “o médico deve exercer sua profissão com autonomia, não sendo obrigado a prestar serviços que contrariem os ditames de sua consciência ou a quem não deseje”.

Ressaltamos ainda, que a autonomia do médico e do paciente são garantias constitucionais, invioláveis, que não podem ser desrespeitadas, tendo respaldo na Declaração Universal dos Direitos do Homem.

Portanto, repudiamos veementemente qualquer tentativa de constranger os profissionais de saúde na adoção de procedimentos e terapias, que em seu julgamento, não tragam benefícios ao seu paciente. O momento clama por solidariedade, cooperação, sinergia de ações e respeito ao próximo. Precisamos sim, da colaboração e empenho de todas as autoridades junto ao Governo Federal na aquisição e disponibilização de vacinas contra o Covid 19 para toda a população.

 

Sociedade Médica de Uberlândia

2021