Encontro científico aborda doença renal e obesidade
Reunião Multidisciplinar, dia 18 de março, reúne especialistas para falar de uma doença silenciosa e que leva a uma série de problemas a saúde
‘Doença renal e obesidade – estilo de vida saudável para rins saudáveis’
Data: 18 de março, sábado. Horário: 8h às 12h
Local: Teatro Oromar Moreira (Avenida João Pinheiro, 161, Centro, Belo Horizonte)
Informações e inscrições: (31) 3247 1619 ou seaci@ammgmail.org.br
Público alvo: estudantes de medicina, médicos e demais profissionais da saúde.
O ‘Dia Mundial do Rim’, celebrado no dia 9 de março tem como temas ‘Doença renal e obesidade – estilo de vida saudável para rins saudáveis’. A doença renal crônica (DRC) atinge 10% da população mundial e afeta pessoas de todas as idades e raças. Para relacionar esta enfermidade com o ganho excessivo de peso, a Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) e a Sociedade Mineira de Nefrologia (SMN) realizam Reunião Multidisciplinar, no dia 18 de março, de 8h às 12h, na sede da AMMG.
Além de esclarecer estudantes de medicina, médicos e demais profissionais da saúde sobre o atual cenário da DRC, serão debatidos temas que envolvem a ‘relação da obesidade e cardiopatias’, o ‘papel da atividade física no controle da obesidade’, ‘Estratégias farmacológicas, nefroprotetoras em pacientes obesos’, dentre outros. De acordo com o presidente da SMN, Daniel Calazans, no Brasil a maior parte dos diagnósticos já é dado na etapa final da DRC, o que dificulta o manejo e a reversão do quadro do paciente.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), nos últimos 15 anos, mais que dobrou o número de pacientes em hemodiálise no Brasil. Isto se deve principalmente ao envelhecimento da população, obesidade hipertensão e diabetes. A obesidade está intimamente ligada a estas doenças e o ‘Dia Mundial do Rim’ deste ano quer levar às pessoas informações sobre como prevenir e tratar o excesso de peso. Calazans explica que outro embate para o diagnóstico e tratamento é o fato de o doente, muitas vezes, ter o primeiro contato com o nefrologista já no momento de admissão para a hemodiálise. “É de fundamental importância a prevenção e uma avaliação com o seu nefrologista principalmente no grupo citado”, avalia
Também participam do encontro, a Sociedade Mineira de Cardiologia (SMC), Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Minas Gerais (SBEM MG) e a Sociedade Mineira de Medicina do Exercício e do Esporte (Smexe). A Reunião Multidisciplinar é promovida pela diretoria científica da AMMG. Inscrições: seaci@ammgmail.org.br ou (31) 3247 1619.
ENTREVISTAS E MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
Assessoria de Imprensa da AMMG:
Daniela Colen/Nétali Leite/ Renata Clímaco
(31) 3247 1615 / 3247 1639 / 3247 1630