login
Primeiro acesso? Clique aqui

Este site foi desenvolvido com tecnologias avançadas para
lhe proporcionar uma experiência incrível.
Infelizmente, este navegador não é suportado

Sugerimos que você use o
Google Chrome para melhores resultados.

Alerta para doenças do coração

5 de março de 2018

Mulheres vestem vermelho e alertam para doenças do coração

 

A Sociedade Mineira de Cardiologia chama atenção para os problemas cardiovasculares que têm vitimado o público feminino

 

Engana-se quem pensa que o câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil. Ele perde para as doenças cardiovasculares que têm vitimado mulheres, a cada ano, no Brasil e no mundo. Atualmente, cerca de 30% dos casos de infarto têm mulheres como vítimas, que antigamente já foi considerada ‘doença só de homem’. Em função desta e de outras particularidades, a Sociedade Mineira de Cardiologia (SMC) chama atenção para o tema e celebra o ‘Dia Internacional da Mulher’, as convidando a usar roupa vermelha na quinta-feira, oito de março. De acordo com a cardiologista Marildes Luiza de Castro a ideia é sensibilizar o público feminino para a necessidade de cuidar melhor da saúde do coração.

 

O coração das mulheres merece cuidados especiais. Contrapondo ao dos homens, o coração da mulher é de menor tamanho, possui artérias coronárias mais estreitas, a frequência cardíaca de repouso maior e o órgão é mais acelerado. Castro explica que nos últimos 40 anos, a incidência das doenças aumentou, principalmente quando a mulher abraçou a dupla jornada de trabalho e descuidou da sua saúde. “Infelizmente, os óbitos no Brasil por essas enfermidades ultrapassam um milhão anualmente”, afirma a cardiologista.

 

Para a população em geral evitar os riscos cardíacos, o ideal, conforme os especialistas, é aderir aos hábitos de vida saudável com boa alimentação, prática de atividades físicas e consultas regulares ao médico. Outra orientação é ficar atento aos principais sintomas das doenças, de acordo com a lista abaixo:

 

Doenças cardíacas em mulheres: Quais são os sintomas?

 

Angina pectoris: ocorre quando o músculo cardíaco não recebe sangue rico em oxigênio suficiente. Nas mulheres, se dá na forma de dor e em queimação, uma pressão indefinível, principalmente no pescoço, na mandíbula, na garganta, no abdômen, até mesmo nas costas.

 

Sintomas de um infarto: o mais comum que precede um infarto é a dor no peito. Mas, de acordo com dados estatísticas, apenas metade das mulheres tem desconforto, pressão ou mal estar nas partes do corpo.

 

Insuficiência cardíaca: ocorre quando o coração não bombeia sangue suficiente para o organismo e causa problemas para a realização das atividades cotidianas. Nas mulheres, pernas, tornozelos e veias do pescoço inchados e cansaço são um sinal de alerta, assim como nos homens. Deve-se consultar o médico.

 

Síndrome do coração partido ou cardiomiopatia, induzida pelo estresse: os sintomas são asfixia e fadiga. Ao sofrer momentos difíceis na vida e sentir asfixia contínua, deve-se consultar o médico e realizar um exame. A taxa de mortalidade associada a ela é baixa, mas não deixa de ser uma alteração na função cardíaca. Essa doença afeta, principalmente, as mulheres, já que problemas pessoais e emocionais parecem ter mais incidência na sua constituição.