login
Primeiro acesso? Clique aqui

Este site foi desenvolvido com tecnologias avançadas para
lhe proporcionar uma experiência incrível.
Infelizmente, este navegador não é suportado

Sugerimos que você use o
Google Chrome para melhores resultados.

Medicina perde baluarte

21 de março de 2022

É com grande pesar que a Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) comunica a perda do médico Geraldo Caldeira, no último dia 20 de março, ex vice-presidente e presidente da entidade, durante a gestão 1996/97 e 1997/98, respectivamente, tendo também ocupado diversas diretorias na Associação. Também atuou como conselheiro do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM MG).

Brilhante profissional, especializou-se em gastroenterologia, e em
1975, presidiu a Sociedade de Gastroenterologia e Nutrição de Minas Gerais. Foi o fundador, em 1982, da Associação Mineira de Medicina Psicossomática, com sede na AMMG. Caldeira ocupou a presidência da Sociedade Brasileira de Medicina Psicossomática no biênio 1993/1995, e se referia sempre a ela como a “Ciência do Relacionamento Médico-Paciente”.

Grande baluarte da medicina e de conhecimento vasto à cerca da saúde, foi presidente da Academia Mineira de Medicina no período de 2011/2012, ocupando a cadeira 51, onde contribuiu intensamente com seu saber por meio de palestras e discussões de temas pertinentes à Medicina.

Foi preceptor e chefe da 3° clínica médica de mulheres da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte e do Hospital João XXIII, professor colaborador da disciplina de Semiologia da FCMMG a partir de 1978. Publicou 17 capítulos de livros.

Caldeira deixa a sua marca registrada de comprometimento com à Medicina, respeito a seus pacientes e ao próximo, como um exímio ouvinte e grande profissional da área. Nossos sentimos à família.

X