login
Primeiro acesso? Clique aqui

Este site foi desenvolvido com tecnologias avançadas para
lhe proporcionar uma experiência incrível.
Infelizmente, este navegador não é suportado

Sugerimos que você use o
Google Chrome para melhores resultados.

História da medicina

A vida e a história de Cícero Ferreira poderão ser conferidas na obra Cicero Ferreira - Um apóstolo da Medicina”, que será lançada dia 20 de agosto, a partir das 19h30, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG. De autoria do jornalista, escritor e historiador Mário Lara, a obra é resultado de dois anos e meio de pesquisas e é composta por três volumes ricamente ilustrados e acoplados em uma caixa porta-livro.

Uma das várias importantes realizações de Cicero Ferreira foi transformar em realidade o sonho dos Inconfidentes com a fundação de uma Faculdade de Medicina em Minas Gerais. Como constata o autor Mario Lara, tal tarefa não foi nada fácil de ser executada, em virtude da intensa e violenta campanha movida pelos jornais do Rio de Janeiro contra o projeto.

A biografia traz ainda detalhes sobre a cidade de Belo Horizonte, recém-criada, e descreve o impacto que a morte de Cícero Ferreira, aos 59 anos, ocorrida em 14 de agosto de 1920, causou em toda a sociedade belo-horizontina. Por fim, conta também a trajetória dos dois filhos médicos formados na faculdade por ele criada e a história de Carlos Eduardo Ferreira, hoje, com 82 anos, um dos netos que representa o empreendedorismo do avô Cicero Ferreira, como líder do setor hospitalar.

A solenidade de lançamento do livro é uma realização da família Cicero Ferreira, com o apoio da Faculdade de Medicina da UFMG, Academia Mineira de Medicina, Associação Médica de Minas Gerais, Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais e Sindicato dos Médicos de Minas Gerais.