O vice-presidente da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Fábio Augusto de Castro Guerra, o secretário geral da AMMG, Gabriel de Almeida Silva Júnior, e o diretor de Comunicação, Luiz Carlos Molinari, compareceram dia 20 de agosto, na Faculdade de Medicina da UFMG, no lançamento do livro Cícero Ferreira – Um apóstolo da Medicina.
O livro que conta a história Cícero Ferreira, um dos fundadores da Faculdade de Medicina da UFMG é de autoria do jornalista, escritor e historiador Mário Lara, resultado de dois anos e meio de pesquisas. A obra se divide em três volumes, que abordam a ancestralidade, a vida e o legado de Ferreira. O médico, que se formou, em 1911, no Rio de janeiro, foi o primeiro diretor da Unidade, a quarta escola do gênero no Brasil. Cícero Ferreira foi também um dos responsáveis pela criação da Santa Casa de Misericórdia, do atual Hospital das Clínicas da UFMG e do Hospital São Geraldo, os primeiros hospitais de Belo Horizonte.
Os diretores da AMMG foram recebidos pelo neto de Ferreira, o também médico Carlos Eduardo Ferreira. Ele afirmou que a motivação para produzir o livro foi mostrar a capacidade de empreendedorismo de seu avô. “Ele enxergava à frente dos outros. Foi prefeito de Belo Horizonte, e muito do que foi implantado na cidade, principalmente na área sanitária, é fruto do trabalho dele. Isso nos motivou a resgatar a história.”
Exposição
Além do livro, a Faculdade abriga exposição, até 3 de setembro. O material inclui: objetos, imagens, cartas, receituário médico, o primeiro livro de pagamentos da Faculdade e uma pintura com o retrato de Cícero Ferreira. Mais informações: (31) 3409-9106.