Começou quarta-feira, 15/03, o Encontro Acadêmico 2017 e III Fórum de Residência Médica no Teatro Oromar Moreira, na sede da Associação Médica de Minas Gerais (SMMG). O evento realizado pela Comissão Estadual de Ensino Médico em parceria com Sociedade de Acadêmicos de Minas Gerais – SAMMG, é uma acolhida à comunidade acadêmica em 2017, destinado aos novos estudantes de medicina, aos acadêmicos que desejam vivenciar novas experiências no curso e aos formandos que buscam uma atualização sobre à residência médica.
Participaram do encontro integrantes das principais entidades médicas. Pela Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), o Fórum foi representado pelo diretor adjunto científico, Agnaldo Soares Lima.
Na programação de abertura, os participantes puderam debater um pouco mais sobre 'Carreiras médicas alternativas': medicina militar', 'O cenário médico atual', 'O papel das ligas acadêmicas: pesquisa, ensino e extensão universitária', dentre outros temas.
De acordo com o presidente da Sammg, Filipi Naback, as ligas são essenciais para o desenvolvimento de atividades paralelas à grade dos cursos, em que os alunos podem trabalhar com o ensino, pesquisa e extensão.
Durante dois dias serão vistos temas como o cenário médico atual, atividades que podem ser feitas nas universidades para enriquecimento curricular, pessoal e profissional (iniciação científica, monitorias, etc.) e claro, um panorama sobre a residência médica e sobre o disputado Processo Seletivo Unificado de Residência Médica.
O encontro continua hoje, 16/03, na sede da AMMG com um rico debate sobre a profissão, seus rumos para os próximos anos e desafios.
Fotos: Clóvis Campos
[tribulant_slideshow post_id="2260"]