login
Primeiro acesso? Clique aqui

Este site foi desenvolvido com tecnologias avançadas para
lhe proporcionar uma experiência incrível.
Infelizmente, este navegador não é suportado

Sugerimos que você use o
Google Chrome para melhores resultados.

Filiadas: cenário da vacinação

22 de fevereiro de 2021

Filiadas da AMMG têm papel ativo na luta pela vacinação

 

Na Associação Médica de Conselheiro Lafaiete parcerias com poder público conseguem ampliar a imunização para médicos contra a Covid-19

Bons ventos começam a trazer mais segurança para médicos que não estão diretamente na linha de frente do combate contra a Covid-19. Na Associação Médica de Conselheiro Lafaiete (AMCL), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Saúde do Município, foi realizada, no dia 10 de fevereiro, a Campanha de Vacinação Covid-19. A ação permitiu que todos os médicos da região, associados ou não, fossem imunizados.

De acordo com o presidente da AMCL, Carlos Bomtempo, toda a mobilização aconteceu na sede da entidade e contou com 240 doses da vacina Covishield (Oxford/ AstraZeneca/Fiocruz), disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, e teve a colaboração da equipe do centro de vacinação da cidade. “Toda a campanha recebeu o apoio incondicional do poder executivo local, dando ampla transparência e publicidade a todos os atos. Também seguiu rigorosamente os critérios de prioridade estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Conselheiro Lafaiete. A segunda dose da vacina já está programada para a primeira quinzena de maio, que será feita também na sede da entidade.”

Outra experiência exitosa aconteceu na Associação Médica de Itabira (AMI). Para a presidente da filiada, Janice Bellavinha Thomazi, a AMI teve papel fundamental para conseguir a vacinação dos médicos da rede privada de saúde. “O programa inicial contemplou todos os profissionais que atuam nos hospitais, pronto socorros, SAMU e rede de programas de saúde da família. Com nossa interferência, a Secretaria de Saúde entendeu que a rede privada representa assistência a mais de 40% da população e providenciou a ação.”

A vacinação o ocorreu nos dias 11 e 12 de fevereiro para os médicos maiores de 45 anos. Em sistema de drive thru. O prefeito da cidade, Marco Antônio Lage, e a secretária de saúde, Eliane Maria Torres, estiveram presentes no início da vacinação. Também foram imunizadas as recepcionistas e o pessoal de limpeza das clínicas e consultórios.

Na Associação Médica de Três Corações (AMTC), a filiada junto à Secretaria de Saúde do município conseguiu a vacina para os demais médicos que ainda não tinham recebido a primeira dose.

Em Juiz de Fora, os profissionais de saúde com 60 anos ou mais que estejam na ativa já podem fazer o pré-cadastramento para a vacinação contra o coronavírus no site da prefeitura da cidade. De acordo com o diretor Adjunto de Assuntos Interior da AMMG e presidente da Sociedade Médica de Cirurgia de Juiz de Fora (SMCJF), Luiz Antônio Avelar, a vacinação desse grupo acontece a partir dessa segunda-feira, 15 de fevereiro, no Departamento de Saúde do Idoso e em sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. O link para o cadastro é o https://covid19.pjf.mg.gov.br/vacinacao_profissionais_da_saude.php

Em Araxá, os médicos da linha de frente (Pronto Atendimento e UTI´s) já receberam a segunda dose. Outros médicos que trabalham em hospitais (enfermaria, centro cirúrgico e etc) e demais profissionais de hospitais e unidades de saúde receberam a 1ª dose. Segundo a presidente da Associação Médica de Araxá (AMA), Larissa Araújo Ribeiro, médicos que atendem consultórios, ainda aguardam ser contemplados. “Infelizmente, há pouca relação entre a sociedade de medicina e a secretaria de saúde local. Muito difícil a falta de um programa transparente, com datas predeterminadas com o público alvo para cada etapa. Os colegas que não receberam ainda a vacina se encontram bem ansiosos.”

A Associação Médica de Governador Valadares (AMGV), à Secretaria  Municipal de  Saúde e a coordenação  de imunização  da cidade tem estado em constante comunicação. Na sexta-feira, 19 de fevereiro, na sede da entidade cerca de 50 médicos foram vacinados, que ainda não estavam contemplados na programação.

Belo Horizonte, com 140 mil profissionais de saúde, incluindo os médicos, as vacinas estão chegando aos poucos e dependem do aporte dessas doses, no município, para imunização de todo o grupo.

Dia oito de fevereiro, já ocorreu uma ampliação para vacinar os trabalhadores que atuam em laboratórios, clínicas oncológicas e hematológicas, serviços de hemodiálise, clínicas de imagem, serviços da atenção secundária, atenção domiciliar e de especialidades do SUS-BH, equipamentos da saúde mental e hospital dia.

De acordo com o Boletim Epidemiológico e Assistencial da PBH, de cinco de fevereiro, já foram administradas 71.737 primeiras doses a todo o grupo prioritário.

O presidente da AMMG e o secretário concordaram que todos os médicos, assim como os demais profissionais de saúde, sejam tratados como prioridade. Fábio Guerra solicitou que, dentro dessa prioridade, todos os médicos sejam vacinados, independentemente do local de atuação, público ou privado (hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e consultórios particulares). Espera que todas as medidas necessárias sejam tomadas pelas autoridades, em todas as instâncias de gestão, com a celeridade necessária para imunização de todos os profissionais de saúde.

Fotos: Arquivo Pessoal

Foto 1: Carlos Bomtempo, presidente da Associação Médica de Conselheiro Lafaiete, Gestão 2020 / 2023, e parte da equipe de vacinação

Foto 2: AMI em parceria com Secretaria Municipal de Saúde amplia vacinação na cidade

Foto 3:  A presidente de AMGV, Rosimara Moraes (de preto), com equipe de imunização da cidade. Sede vacinou cerca de 50 médicos