login
Primeiro acesso? Clique aqui

Este site foi desenvolvido com tecnologias avançadas para
lhe proporcionar uma experiência incrível.
Infelizmente, este navegador não é suportado

Sugerimos que você use o
Google Chrome para melhores resultados.

Filiada comemora 131 anos

20 de outubro de 2020

A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora foi fundada em 20 de outubro de 1889, sendo a segunda sociedade médica criada no país, atrás apenas da capital federal.

A solenidade de instalação foi realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Juiz de Fora, onde também foi empossada a primeira diretoria.

No dia 5 de setembro de 1889, já estava aprovado o primeiro estatuto assim como a eleição da primeira diretoria, composta pelo Dr. João Nogueira Penido (Presidente), Dr. Romualdo César Monteiro de Miranda Ribeiro (vice-presidente), Dr. Eduardo de Menezes (1º secretário), Dr. José Cesário Monteiro (2º secretário) e o farmacêutico Joaquim Almeida Queiroz (tesoureiro).

Nas palavras do Dr. João Penido, o motivo da fundação da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora estava pautado no: “(…) empenho humanitário de concorrer com o nosso pequeno óbulo para senão resolver, ao menos encaminhar a solução destas questões de palpitante atualidade e, para nós, médicos, de interesse vital, – aliado ao ardente desejo de prestar algum serviço ao nosso país, e particularmente á nossa província (…).” [preservou-se a grafia original]

A ressalva com relação à importância da instituição então formada para a sociedade em geral é expressa em vários momentos do discurso inaugural proferido pelo Dr. João Penido.

Segundo o orador: “A ideia de fundar-se uma Sociedade de Medicina e Cirurgia nesta cidade nasceu do desejo insaciável que nutre a classe medica de cooperar com suas forças para o bem estar collectivo e da nobilíssima ambição de instruir-se, avolumando seu cabedal científico (Boletim da SMCJF – Ata da inauguração)”.

As reuniões nos primeiros meses de existência da entidade também foram realizadas na Câmara. Até a década de 1940, as reuniões ocorreram em diversos prédios públicos quando, por doação de terreno e financiamento da obra pelo Dr. João Penido Filho (filho do primeiro presidente da Instituição), passou a ter sede própria, na Rua Braz Bernardino 59, Centro, onde funciona até os dias atuais.

Dos fins da Sociedade

(…) § 4º Defender os interesses da classe medica e das outras a que pertencerem os seus membros. (Estatutos da SMCJF, 1890)”.

“ Dos fins e constituições de Sociedade

(…)§ 4º Defender os interesses da classe Médica e das classes acessórias que tiverem representantes na Sociedade. (Estatutos da SMCJF, 1906)”

No dia 30 de dezembro de 2004, por meio do Decreto nº 8.448, sancionado pelo prefeito Tarcísio Delgado, o prédio da entidade foi tombado como patrimônio histórico de Juiz de Fora.

Hoje, o prédio da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora abriga também a Delegacia Regional do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, Sindicato dos Médicos de Juiz de Fora e a Unicred Juiz de Fora.

Fonte: SMCJF