login
Primeiro acesso? Clique aqui

Este site foi desenvolvido com tecnologias avançadas para
lhe proporcionar uma experiência incrível.
Infelizmente, este navegador não é suportado

Sugerimos que você use o
Google Chrome para melhores resultados.

Especialistas discutiram sobre comportamentos de riscos

22 de agosto de 2016

 

Reunião multidisciplinar na Associação Médica de Minas Gerais reuniu médicos de várias especialidades, no dia 13 de agosto, em torno das situações que podem comprometer à saúde em diversas idades

 Fotos: Alberto Wu

AWU_1437 2016-08-13 AWU_1382 2016-08-13 AWU_1397 2016-08-13Médicos de várias especialidades reuniram-se, no dia 13 de agosto (sábado), na sede da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), para debater sobre ‘Comportamentos de Risco à Saúde’. Coordenado pelo Setor Científico da AMMG, em parceria com a Associação Mineira de Psiquiatria (AMP), os palestrantes abordaram a gravidez precoce e a falta da utilização de métodos contraceptivos; o início cada vez mais cedo da iniciação sexual; a vida ativa dos idosos e o perigo da transmissão de doenças sexualmente transmissíveis. Ainda foram apresentados os fatores que podem levar ao câncer, como o sedentarismo, obesidade e má alimentação; a influência do jogo patológico – características e tratamentos, internet, smartphones e a dependência digital.

Um tema que trouxe dados alarmantes foi o uso de drogas entre os adolescentes. Dados da pesquisa ‘Conhecer e Cuidar’, da UFMG, realizada a pedido da prefeitura da capital para embasar políticas públicas, que será divulgada integralmente em agosto, mostra dentre outras coisas, que a cada 100 belo-horizontinos, 16 enfrentam problemas. Dos 408 mil, 156.940 (6,3% da população) são ‘dependentes químicos’ e 251.602 (10%) fazem ‘uso abusivo’ das substâncias – quando o consumo já é suficiente para causar malefícios sociais, biológicos e psicológicos.

Participaram do encontro, Associação dos Ginecologistas de Obstetras de Minas Gerais (Sogimig), Associação Mineira de Medicina do Trabalho (Amimt), Sociedade Mineira de Pediatria (SMP), Sociedade Mineira de Cancerologia e Sociedade dos Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais (Sammg).